4 Mitos sobre exercícios físicos durante a gravidez


Não importa o que você faça, sempre terá alguém querendo fazer com que você execute as coisas de maneira diferente do que você faria, questionando suas decisões e dando "ordens", e a gravidez é uma dessas fases da vida onde isto mais acontece. Sobre se exercitar durante a gravidez então? A sabedoria popular está cheia de dicas!

Aqui estão algumas dicas sobre os mitos mais comuns sobre exercícios durante a gravidez, e a realidade de cada um deles:


Mito 1: Se você não se exercitava antes da gravidez, agora não é a hora de começar.

Realidade: O período durante a gravidez é uma ótima etapa da vida para começar a se exercitar. Se você está iniciando em uma atividade pela primeira vez em toda a sua vida, caminhar é a atividade perfeita para começar, e não é nada inseguro. O perigo real é a inatividade, que contribui para o ganho de peso excessivo, pressão alta, e dores, assim como maior risco de diabetes gestacional.

Mito 2: Exercício pode causar aborto espontâneo nos três primeiros meses de gravidez, natimorto e morte neonatal.

Realidade: Não há evidência de aumento em nenhum desses fatos em mulheres que se exercitaram durante a gravidez. Pelo contrário: exercícios aumentam o crescimento da placenta e o desenvolvimento fetal.

Mito 3: Correr é inseguro durante a gravidez, pois sacode demais o bebê

Realidade: Enquanto você não tiver dores, correr durante a gravidez é perfeitamente seguro. O bebê está seguro no líquido amniótico e em hipótese alguma estará solto demais dentro da barriga. 

Mito 4: Você não deve trabalhar os músculos abdominais. Deitar de costas pode comprimir a artéria cava e cortar o suprimento de oxigênio da placenta.

Realidade: Você precisa de um abdômen forte durante a gravidez, mas é verdade que deve deixar de lado os exercícios abdominais tradicionais. Prefira exercícios de resistência, como a prancha.


Adaptado de Rodale Wellness 

Um comentário:

  1. Me exercitei durante toda a gravidez da minha filha, inclusive nos três primeiros meses e na semana que ela nasceu. Tudo correu perfeitamente.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.