Pistache - Uma sementinha saborosa e com muitos benefícios para a saúde


O pistache é uma sementinha deliciosa que tem sido reverenciada como o símbolo de saúde e bem-estar desde os tempos antigos. As sementes do pistache são enriquecidas com muitos nutrientes que  são essenciais para uma boa saúde.

Pistache cresce melhor sob climas quentes e secos com invernos frios e está sendo cultivado em grande escala nos pomares nos EUA, Irã, Síria, Turquia e China. Depois do plantio, que leva cerca de oito a dez anos até produzir a primeira safra principal, ela continua a dar frutos ao longo dos séculos.


O que é o pistache? 

É a semente seca de um fruto, da família Anacardiaceae, no gênero: Pistacia. A planta uma árvore de folha caduca de tamanho médio, que se acredita ser originária das montanhas da região oeste-asiática. Existem vários cultivos do pistache, mas a variedade mais popular cultivada para fins comerciais é a Kerman.

O fruto cresce em formato de cachos, e a semente é a parte comestível. 






Saúde do coração

O pistache pode ser um excelente aliado no cardápio de quem sofre de colesterol alto, pois o alimento ajuda a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue, graças à ação de suas gorduras benéficas.

Prevenção do câncer

Rico em antioxidantes poderosos, o pistache é ótimo para prevenir a ação de radicais livres, associados ao desenvolvimento de vários tipos de câncer. Além disso, contém substâncias que inibem a penetração de radiações nocivas através da pele.

Saúde dos olhos

Rico em carotenoides, o pistache ajuda a proteger os olhos da radiação ultravioleta, além de fortalecer o tecido ocular e retardar a degeneração macular.

Melhora a digestão

O pistache é rico em fibras e ajuda a facilitar o processo de digestão, além de auxiliar no combate à prisão de ventre. As fibras são benéficas também para saciar a fome por mais tempo e ajudam a eliminar toxinas mais rapidamente.

Combate a diabetes

A combinação entre as fibras e as gorduras benéficas do pistache é eficaz para reduzir os níveis de glicose no organismo e para desacelerar a absorção dessa substância.

Fonte de energia

Em 100g de pista há 557 calorias, fazendo dela uma fonte de energia de excelente qualidade nutricional.

Bom para a pele

Fonte de Vitamina E, o pistache possui fatores fundamentais para  a manutenção da integridade da membrana celular da mucosas e da pele.

Sais minerais e a saúde neurológica

O pistache é uma fonte de sais minerais como o cobre, o manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, e selênio. 100 g nozes fornecem 144% dos níveis diários recomendados de cobre. O cobre é um mineral essencial que é requerido em neuro-transmissões e também para o bom funcionamento do metabolismo.

Pistache e a perda de peso

O alimento, utilizado como um petisco ao longo do dia (ao invés de doces e alimentos gordurosos e calóricos), é uma forma de ajudar as pessoas a reduzirem o consumo de calorias e, consequentemente, a perder peso. Além de pouco calórico, o pistache é rico em proteínas e fibras, e traz mais benefícios quando são servidos ainda com casca.

Uma pesquisa de Harvard estudou dois grupos de pessoas foram observados diante de recipientes com pistache, com quantidades ilimitadas disponíveis ao longo de um dia. Para o primeiro grupo, foi deixada uma bacia com pistaches ainda na casca, enquanto o outro podia se servir do alimento já descascado.

A observação mostrou que o grupo que comeu do pote com casca ingeriu 22% menos do que o outro grupo. O autor do estudo, James Painter, explicou que o fato das pessoas comerem mantendo contato visual com a quantidade de casca descartada as ajuda a mensurar o quanto comeram e, com isso, controlar as porções. A regra também pode ser aplicada a outros tipos de alimento.

Fontes: formasaudavel.com.br, minhavida.com.br, saude.terra.com.br, bolsademulher.com

2 comentários:

  1. Pistache é um alimento maravilhoso, gostossísimo e olha só quantos benefícios!!! Parabéns pela informação elucidativa!

    ResponderExcluir
  2. Amante de pistache13 de julho de 2016 19:08

    Uma amiga minha me deu p/ provar uns meses atrás e desde então eu amo demais

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.