Deixando o leite de lado - 9 Alimentos de origem vegetal fontes de cálcio

Quando se fala em cálcio, instantaneamente nos lembramos do leite. Não é à toa, é o que a mídia nos faz pensar desde crianças, é o que nossos pais aprenderam e passaram pra nós. O leite não é a principal e nem a melhor fonte de cálcio para o nosso corpo, e nem é natural que continuemos tomando leite depois de nos tornarmos adultos, principalmente se é leite de um animal de outra espécie.

O cálcio é fundamental, entre outras funções, para a formação da massa óssea, para a coagulação sanguínea e para a contração muscular. A necessidade diária desse mineral varia conforme a idade, chegando a 1.200 miligramas por dia após os 50 anos.


Confira as melhores fontes de cálcio em alimentos de origem vegetal:

Aveia


Um benefício de destaque da aveia é a diminuição do colesterol ruim (LDL), e oferece 300 mg do mineral a cada 100 g.

Brócolis


O brócolis cru contém 400 mg de cálcio em 100 g, mas é recomendado cozinha-lo - pelo menos um pouco - antes do consumo. Ao submetê-lo ao cozimento, ele perde cerca de 70% da quantidade inicial de cálcio, enquanto que, no vapor, ele perde cerca de 25% da quantidade inicial do nutriente. Prefira  consumir o brócolis no vapor e aproveite outros nutrientes, como ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C.

Chia


A chia é uma semente rica em ômega 3, fibras, ferro e proteínas. Cada 100 g do alimento contém 556,8 mg do mineral. A chia ainda é conhecida por proteger o coração, melhorar o sistema imunológico, combater cãibras e auxiliar no funcionamento do sistema nervoso.

Espinafre  


Antioxidante e fonte de fibras, o espinafre também é rico em cálcio. Cada 100 g do vegetal contém 160 mg do nutriente. Além disso, possui alto teor de ferro que faz com que ele seja bastante indicado a pessoas que sofrem de anemia.

Semente de gergelim


Este alimento costuma ganhar destaque por ser aliado na perda de peso graças a alta concentração de fibras, conhecidas por proporcionar saciedade e fazer o intestino funcionar corretamente. Entretanto, outros nutrientes, como o cálcio, também podem ser encontrados na semente: 400 mg de cálcio em cada 100 g do alimento.

Soja


A soja é rica em cálcio, apresentando 90 mg do mineral a cada 100 g. Sua versão em farinha ou leite, entretanto, apresentam o nutriente em maior concentração. São 280 mg de cálcio a cada 100 g de farinha ou leite de soja.

Linhaça


100 g de linhaça contém 200 mg de cálcio, além de ser fonte da gordura poli-insaturada ômega-3 que previne contra doenças cardiovasculares.

Grão de bico


A cada 100 g do alimento, são obtidos 120 mg de cálcio. Outras vantagens do consumo é a sensação de saciedade, melhora do fluxo intestinal, além de ser fonte de proteínas.

Tofu 


 Em 100 g de tofu há 159 mg de cálcio, assim como também é rico em proteínas, fósforo e magnésio. Além do mais, ele ainda oferece poucas calorias: apenas 70 kcal em 100 g. 

5 comentários:

  1. Acabei de comentar na outra postagem e agora vi essa falando do leite, e comento de novo: parei de tomar leite e a maioria dos derivados e minhas alergias SUMIRAM, serio, desafio a todos pararem d tomar leite por duas semanas e dps venham me contaro resultado. Vcs vão ver a pele melhorar e as alergias respiratorias tambm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela mudança de hábitos positiva! É sempre bom saber de casos de pessoas que eliminaram o leite e tiveram benefícios!

      Excluir
  2. informação valiosíssima e de pouco conhecimento da população, parabéns pelo caráter informativo das notícias do Mulher Malhada

    ResponderExcluir
  3. Leidi Vendramini17 de maio de 2016 14:00

    É uma meta que eu coloquei à eu mesma: deixar de beber leite, e já comecei: parei de comprar leite pra ter em casa. Sei que ainda falta muito, tem MUITOS derivados do leite por aí na nossa mesa, mais ainda nos restaurantes, mas já é um começo pra mim.

    ResponderExcluir
  4. só toma leite quem quer

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.