Conheça a Calistenia - Exercícios que trabalham o corpo sem pesos

É possível que você não conheça a palavra calistenia e o que ela significa, mas é muito provável que você já tenha praticado calistenia algumas vezes na vida entre a educação física do colégio e entre alguns exercícios de musculação

Calistenia nada mais é do que a prática de exercícios físicos usando o peso do próprio corpo, e estamos sim falando de coisas básicas como flexões, barras, agachamentos, abdominais e pranchas, que vão sendo levados à níveis de maior dificuldade.

Mas da onde vem o termo calistenia?

Vem do grego, juntando as palavras kallos (belo) e sthenos (força). Apesar da origem antiga, os exercícios calistênicos vêm ganhando cada vez mais força nos últimos tempos, impulsionados pela divulgação de vídeos nas redes sociais.

E para que ela faz bem?

A calistenia faz muito bem para a postura e a boa forma, reduzindo o risco de lesões quando comparado com a musculação, utilizando muito saltos e força de maneira diferente da forma que a musculação utiliza. 

Os exercícios calistênicos trabalham o corpo como um todo, e você praticamente nunca vai encontrar exercícios que trabalham grupos musculares isolados.

Essa prática une técnicas de diversas outras modalidades, como dança, yoga, artes marciais e ginástica olímpica.

E para você que pensa que calistenia são exercícios fáceis, para aqueles que tem preguiça de levantar peso, dá só uma olhada neste vídeo:

Foto: reprodução conversaentreirmas.com

2 comentários:

  1. Mt legal essa modadlide de exercicios

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo, diversidade de exercícios pouco disseminada por aqui. Realmente difícil achar um lugar para praticar, e alguém que ensine com maestria essa modalidade aqui em Curitiba.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.