Chá-Mate: A bebida que tem mil e um benefícios para a saúde e ajuda a emagrecer

O chá-mate é produzido a partir da erva-mate tostada. Seja em bebidas como o chá quente ou frio ou no tererê e o chimarrão, o chá mate é muito consumido no Brasil.

Ele possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição, substâncias que conferem ao chá o efeito termogênico. Ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso, mecanismo este que aumenta a queima de gordura, fazendo com que a bebida seja uma aliada no emagrecimento!

Além disso, a cafeína estimula a lipólise ao inibir uma enzima chamada fosfodiesterase. A lipólise consiste em utilizar as células de gordura estocadas em nosso corpo para gerar combustível para queima durante momentos em que o corpo necessita de uma energia extra. 

Modo de preparo: Para preparar o chá-mate, deixe as folhas em infusão em água quente a cerca de 80 graus. Assim que a chaleira começar a chiar, deixe as folhas em infusão por cinco minutos. 

Benefícios do chá-mate:

Diminui o colesterol: A erva-mate é rica em saponinas, que tem um efeito anti-inflamatório, e compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante. Estes nutrientes contribuem para a diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL, pois ajudam a bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e ainda inibem a síntese do lipídeo no fígado. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constatou os benefícios da erva-mate para a diminuição do colesterol. Após 40 dias de consumo de cerca de um litro de chá-mate diariamente pessoas com dislipidemia, doença que provoca alteração nos níveis de gordura no sangue, apresentaram diminuição de cerca de 4,6% do colesterol total e 8,6% do LDL. Este grupo não ingeriu nenhum medicamento para a doença. 

Saúde do cérebro: O chá-mate possui grandes quantidade de vitamina B1. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

Auxilia no emagrecimento: O chá-mate possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição, substâncias que conferem ao chá o efeito termogênico, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento. 

Bom para os diabéticos: O chá-mate é recomendado para diabéticos tipo 2 pois ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os responsáveis por isso são os compostos fenólicos e eles podem agir inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado ou diminuuindo a capacidade do receptor de glicose no intestino, provocando a menor absorção de açúcar. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina com pessoas portadoras de diabetes tipo 2 constatou que após 60 dias de consumo de um litro diário de chá-mate o nível de glicose no sangue destes indivíduos diminuiu em média 25 mg/dl em jejum. 

O estudo também notou que após 20 dias de ingestão de um litro de chá-mate diariamente houve uma diminuição de 0,85% da hemoglobina glicada (HbA1c). HbA1c é a fração da hemoglobina (proteína dentro do glóbulo vermelho) que se liga a glicose. Durante o período de vida da hemácia, 90 dias em média, a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período ou sofrerem aumentos ocasionais, haverá necessariamente um crescimento nos níveis de hemoglobina glicada. 

Saúde cardiovascular: Ao diminuir a concentração de hemoglobina glicada (HbA1c) em 0,85%, conforme constatou o estudo da UFSC, a erva-mate também beneficia o coração. De acordo com o United Kingdom Prospective Diabetes Study, do Reino Unido, para cada redução de 1% na HbA1c, os riscos de infarto agudo do miocárdio caem cerca de 14% e as chances de complicações microvasculares são reduzidas cerca de 37%. É importante ressaltar que para indivíduos que tenham pressão alta ou alguma doença cardíaca o uso de chá-mate assim como outro alimento rico em cafeína é contraindicado. 




Diurético: As metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes no chá-mate também possuem propriedades diuréticas. Assim, a ação diurética da bebida ajuda na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento. 

Faz bem para a digestão: As saponinas presentes no chá-mate auxiliam na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, por isso, facilitam a digestão de alimentos. 

Efeito antioxidante: Os compostos fenólicos presentes no chá-mate são os nutrientes que mais possuem ação antioxidante, especialmente o ácido clorogênico. Os antioxidantes tem efeitos positivos sobre os problemas mencionados anteriormente, como diabetes, colesterol alto e complicações cardíacas. Os antioxidantes ainda são essenciais para praticantes de atividade física uma vez que estes produzem mais radicais livres. Além disso, ao combater os radicais livres no organismo, os compostos fenólicos podem diminuir o envelhecimento celular e os riscos para alguns tipos de cânceres. Porém, ainda não há pesquisas que comprovem a capacidade anticancerígena da erva-mate. 

Chá Mate x Mal de Parkinson: A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina tem realizado estudos com a erva mate em relação ao Mal de Parkinson. Embora ainda preliminares, os resultados são bastante animadores. Os camundongos induzidos à doença conseguiram apresentar melhoras significativas, onde parte deles mostrou completa recuperação dos movimentos. Ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido, mas os envolvidos mostraram-se bastante animados.



Fontes: 
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17007-cha-mate-a-bebida-que-reduz-o-colesterol
http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-cha-mate-para-que-serve-e-propriedades/
http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/cha-mate-beneficios-vao-alem-da-reducao-do-colesterol

2 comentários:

  1. Comecei tomando chá mate leão pronto, e agora sou louca por chá mate, e prefiro o de sachê! Os benefícios são intermináveis!

    ResponderExcluir
  2. Amo chá, e o mate é um dos meus preferidos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.