Cevadinha - o cereal que que vai turbinar suas receitas e sua saúde


A cevadinha - como é conhecida a cevada na sua versão em grãos - não é muito famosa na alimentação dos brasileiros, mas com certeza podemos garantir algo: ela possui muitos benefícios para a saúde. Ela é rica em vitaminas e minerais, auxiliando no crescimento, aprendizado, formação e manutenção de ossos e dentes, tem ação antioxidante, ajuda no sistema imunológico, combate o envelhecimento precoce, e muitos outros benefícios! Confira as propriedades:

Selênio
É antioxidante, tem ação detox, ajuda a prevenir cânceres, no controle dos hormônios da tireoide e na saúde do sistema imunológico.

Magnésio
Importante na manutenção da saúde dos ossos, músculos e na regulação da absorção de minerais. Ajuda também o corpo a produzir energia e a manter o ritmo cardíaco normal.

Fibras
A grande quantidade de fibras presente na cevadinha ajuda a regular o intestino.

Vitamina B1 (Tiamina)
Tem propriedades essenciais para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.

Vitamina K
Possui grande papel na coagulação sanguínea e contribui para a saúde do esqueleto.

Cobre
Estimula o crescimento, o cérebro, melhora a imunidade, aumenta a produção de energia, e previne doenças.

Manganês
Essencial para garantir a boa saúde dos ossos, a absorção de cálcio, o bom funcionamento da tireoide e a regulação dos níveis de açúcar.

Cálcio
Contribui para a saúde de ossos e dentes, construindo-os e mantendo-os fortes.

Fósforo
O fósforo também está diretamente ligado à saúde de dentes e ossos. Ajuda também a manter o pH do corpo em nível regular.

“Como a cevada é rica em selênio, magnésio, manganês, cobre e tiamina, ela é excelente para funções de aprendizado e desenvolvimento neuronal”, ressalta a nutróloga Cristiane Braga L. Kanashiro.

“As fibras presentes no cereal estimulam o funcionamento do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo doenças do trato intestinal. Além disso, possui propriedades diuréticas, melhora a oxigenação das células, estimula a circulação e acelera o metabolismo”, conta o dr. Mohamad Barakat. A cevada também propriedades antioxidantes, ajuda no sistema imunológico e é uma aliada na manutenção da saúde dos ossos. “O iodo da cevada também está relacionado ao controle hormonal, já que essa substância age com as glândulas da tireoide”, completa o médico.

Benefícios estéticos

Pele bonita e saudável: As ações antioxidantes ajudam na prevenção ao envelhecimento precoce. O cereal tem propriedades de regenerar as células da pele e devolver elasticidade e hidratação.

Unhas e cabelos saudáveis: a biotina, uma vitamina do complexo B, estimula o crescimento do cabelo e das unhas.

Usos da cevadinha

A cevadinha é um dos cereais mais multiuso que você vai encontrar! Pode ser usada para substituir o arroz, pode ser misturada com arroz, pode ser usada em saladas, pode ser misturada com inúmeros ingredientes para criar pratos novos, como cogumelos, vegetais cozidos, e o que sua imaginação permitir!

Cevadinha com cogumelos

Salada de cevadinha


Fontes: Dicas de Mulher, Corpo a Corpo, Seu Corpo Perfeito, 

2 comentários:

  1. a cevadinha é maravilhosa! Quem não conhece tem que experimentar!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.