5 Motivos para não incluir alimentos embutidos na sua dieta


Os embutidos fazem parte da nossa mesa, do nosso café da manhã, do nosso lanche - sempre no meio do nosso sanduíche - desde que somos crianças. É um hábito que mantemos sem pensar, sem parar para analisar, mas está na hora de mudar este hábito! Os embutidos são ricos em gordura, sal, açúcar, nitratos, nitritos, especiarias e conservantes.

Os principais embutidos são: salame, salsicha, salsichão, pepperoni, mortadela, presunto, chester, presunto, bacon, carne seca, carne enlatada.

Conheça agora 05 motivos para evitar o consumo destes alimentos:

1- Nitritos e nitratos - São substâncias utilizadas para conservar os embutidos e alguns tipos de enlatados. A parte negativa é que, no estômago, essas substâncias se transformam em nitrosaminas, composição cientificamente cancerígena, se consumida de forma continua e abundante.



2- Aditivos químicos - Para tornar esses alimentos mais duráveis e saborosos, é necessário o uso de diversos aditivos químicos. Os mais comuns são: aromatizantes, corantes, antioxidantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes. Eles são responsáveis por sabor, cheiro e aspecto natural dos alimentos industrializados. Muitos podem causar alergias e intolerâncias, além de serem nocivos em quantidades muito pequenas. Acredite: sem eles, muitas vezes, o alimento seria intragável.

3- Alto teor de sódio - Os conservantes são substâncias com moléculas de sódio na composição, por isso oferecem riscos à saúde até para pessoas que não sofrem de hipertensão, com picos de pressão, podendo ocasionar também retenção de líquidos.

4- Corantes - Levam a cor ao alimento, para fornecer uma aparência mais agradável e apetitosa, mas podem ocasionar alergias e, a longo prazo, gerar danos ao sistema digestivo.

5- Gordura Saturada - Responsável pelo maior acúmulo do colesterol no organismo. Os embutidos em geral têm o dobro de gordura das carnes frescas.


2 comentários:

  1. graças a deus isso nunca fez parte da minha dieta, sempre soube que era muito ruim pra saude

    ResponderExcluir
  2. Nao sabia que fazia tao mal assim

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.