Para a hipertrofia, o que é mais importante: O treino ou a dieta?
Existem 3 fatores básicos e essenciais para o sucesso dos praticantes de musculação, não importa qual seja o objetivo: ganhar massa, queimar gordura ou melhorar a performance. Os fatores são: Dieta, Treino e Descanso.
Embora o descanso seja de extrema importância, aqui vamos discutir apenas os outros dois aspectos: o treino e a dieta. Afinal, qual dos dois é o mais importante? A conclusão mais rápida, curta e certa é: um não funciona sem o outro! Tendo isso em mente, vamos adiante.
Imagine que você tem o objetivo de ganhar 15kg de massa muscular durante o próximo ano. Você contrata o melhor personal trainer disponível no mercado e ele monta o melhor treino que você possa imaginar. O treino é absolutamente compatível com os seus objetivos e com sua individualidade biológica. Você segue a risca o planejamento durante um ano, porém, não adota uma alimentação adequada, come de qualquer jeito, pula refeições, etc.
Nesse caso, nem o melhor treino do mundo resolve o seu problema!
Vendo a situação de outro lado, imagine que você se consulta com o melhor nutricionista do mercado e ele te passa uma dieta incrível para ganho de massa. A dieta não tem defeitos e você sabe exatamente quantas calorias, proteínas, carboidratos e gorduras deve consumir por dia. Você segue a dieta a risca por um ano, mas deixa o treino em segundo plano, mais falta do que vai à academia, e quando vai não se esforça como deveria.
Já nesse caso, a melhor dieta do mundo também não resolve o seu problema!
Qual é a conclusão? Um não funciona sem o outro.
Mas afinal, qual é o mais importante, o treino ou a dieta?
Como vimos acima, os dois são muito importantes e um não funciona sem o outro, porém podemos dizer que a dieta é mais importante e vamos explicar a razão.
Em uma semana, você treina de 4 a 6 vezes e passa cerca de 1 hora na academia por dia (se estiver treinando como se deve). Então, podemos concluir que você precisa se dedicar de 4 a 6 horas por semana e sua missão está muito bem cumprida. Mas não se engane, enquanto estiver na academia, dê o seu 100%!
Agora, com a dieta, as coisas são bem diferentes. Se você busca a hipertrofia precisa se alimentar de 5 a 8 vezes por dia, não pode pular uma refeição, e deve cumprir o planejamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Você precisa se entregar completamente durante todo o tempo para cumprir um plano de nutrição. É muito mais difícil seguir uma dieta do que treinar 40 minutos por dia, pois de 3 em 3 horas está lá você comendo!
Além disso, a dieta promove mais privações do que o treino. Você pode deixar de dormir uma hora a mais para treinar, porém, as dietas tradicionais para musculação exigem que você abra mão de inúmeras coisas deliciosas para comer.
As dietas de hipertrofia são, normalmente, repetitivas. É exatamente por isso que muitas pessoas desistem da dieta rapidamente. Como não há nada de saboroso e diferente para comer, um fast food é sempre uma tentação!
também penso assim. quem come bem e não malha é mais bonito do que quem malha e come mto mal
ResponderExcluirviiiii, muito bem colocado!
ExcluirPor isso que (quase) nunca saio da dieta!! Fundamental!
ResponderExcluirO meu problema é comer de 3/3 horas trabalho 24 por 24 nem sempre da pra comer.Somente o café da manhã. ,almoço. ,café da tarde e jantar é muito dfcil
ResponderExcluirFaçam jejum intermitente e acabe c essa frescura de comer de 3h em 3h..pesquisem sobre.
ResponderExcluir