Chá verde: Preparação e benefícios


Saiba mais sobre a preparação e os benefícios do Chá Verde:

A preparação do chá verde é um pouco diferente dos chás tradicionais: a água não pode estar fervendo, pois as folhas acabam sendo cozidas e liberam tanino, o que proporciona um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão não deve ser maior que 3 minutos. E nunca reaqueça o chá. 

Benefícios do Chá Verde:

- Melhora o fluxo sanguíneo e a habilidade de relaxamento das artérias.
- Fonte de oxidantes. Tem seis vezes mais antioxidantes do que o chá preto.
- Reduz as doenças cardiovasculares e estimula o sistema imunológico.
- Mantém os níveis de colesterol saudáveis.
- O chá verde pode prevenir câncer de cólon em mais de 50% dos casos, e caso o tumor apareça, há 80% menos chance dele ser maligno e seu crescimento é mais limitado.
- Evita a oxidação dos neurônios durantes os episódios de falta de oxigênio causado pela apnéia, por isso neutraliza os efeitos neurológicos negativos desta doença.
- Pode prevenir o mal de Alzheimer, evitando a formação de placas que levam a demência. O chá inibe a atividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurônios. Pela sua ação anti-oxidante auxilia na redução do avanço e na prevenção do mal de Parkinson.
- Contém tanino (que impede a absorção de ferro) e cafeína. A presença da cafeína e outras substâncias na infusão do chá aumentam a queima de calorias em cerca de 7%, por acelerar o metabolismo.
- Pode bloquear a enzima que destrói cartilagem e leva à artrite.
- Evita que o HIV se conecte a células saudáveis do sistema imunológico evitando que o vírus se espalhe e que destrua as células imunológicas, ainda em fase de estudo.
- Cremes à base de chá verde melhoram significativamente a elasticidade da pele.

Contra indicações: 
- Não deve ser ingerido por grávidas, por conter teofilina (componente da cafeína) e tanino que pode causar vômitos e náuseas.
- Possui interações medicamentosas. Contém vitamina K que bloqueia a ação de medicamentos anticoagulantes. Potencializa a ação de doxoburricina e seus derivados.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.