Motivos para você incluir o atum na sua dieta


O atum enlatado é um alimento de uma praticidade incrível! Ele não exige nenhum preparo especial, pode ser consumido diretamente da latinha, mas também pode ser consumido em inúmero pratos elaborados. O ponto mais alto do atum são os seus benefícios para a saúde, em especial à do coração! Veja só: em uma porção de 3 colheres de sopa de atum enlatado, obtém-se 50% da quantidade de Vitamina B12 recomendada diariamente; tem perfil antioxidante e combate os radicais livres, pois uma embalagem possui 56% da quantidade diária recomendada de selênio; é fonte de magnésio e possui muita proteína de excelente qualidade.

É possível encontrar no atum nutrientes importantes, como o magnésio, o potássio, o selênio, os ácidos graxos essenciais, como o ômega-3, proteínas, vitamina A, D e do complexo B, além de outros minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, como o cálcio, o fósforo e o iodo. O ômega-3 beneficia a saúde do coração e tem efeito protetor, devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Essa gordura auxilia ainda na redução do colesterol ruim e de triglicerídeos no sangue.

 Na lista de benefícios do ômega-3 estão ainda a prevenção de ritmos cardíacos irregulares, menor formação de coágulos no sangue, controle da pressão arterial e proteção da degeneração macular do olho, condição que é a que causa maior perda de visão em pessoas acima de 50 anos de idade.

Estudos indicam ainda uma relação positiva entre o consumo do peixe e a manutenção dos ossos, com diminuição de risco para a osteoporose e as possíveis fraturas, devido ao aumento da produção de colágeno.

Há relação do atum também com a prevenção do câncer nos ovários, pâncreas, e em todas as partes do aparelho digestivo, incluindo boca, faringe, esôfago, estômago e cólon, além de ser rico em niacina, que protege contra o declínio mental relacionado coma idade e doença de Alzheimer.

O peixe tem fama de ser excelente fonte de proteína, por isso é excelente opção de cardápio entre atletas e praticantes de atividades físicas. O atum tem aminoácido de alta qualidade que age na formação de proteínas e é de fácil digestão, com isso, contribui para algumas funções corporais, como a estrutura de células, hormônios e ganho de massa muscular. Nesse caso, para ter o resultado desejado deve-se ingerir a proteína antes do treino. Uma hora antes é ideal para fazer uma refeição com proteína, seja carne bovina, de frango, seja o atum. Isso melhora o ganho de massa magra e a perda de gordura, além de causar saciedade. Quanto ao consumo de proteína após o treino não é essencial nem proibido, masse puder escolher ingerir antes é melhor!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.