Receita de risoto integral de camarão ao coco com castanha de caju.

Ingredientes
3kg de camarão completo (cabeça e casca).
500g de arroz arbóreo integral.
1 cebola grande.
1 maço grade de coentro fresco.
200ml de leite de coco.
200gr de castanha de caju.
Óleo de coco.
1 taça de vinho branco (um barato mesmo)

Rende muito! Se quiser menos, faça metade da receita.

Modo de preparo: 

Comece limpando o camarão (da trabalho, mas a casca é o que dá mais sabor ao caldo, sem ela não será igual), vá jogando as cascas e as cabeças em uma panela com mais ou menos 2,5 litros de água fervendo. Após limpar o camarão, tempere com sal e reserve.

Nessa panela onde ficaram as cabeças e cascas do camarão vamos adicionar meio maço de coentro inteiro (pique e reserve a outra metade) e sal (se quiser pode usar caldo de camarão em cubo ao invés do sal – a quantidade de sódio ficará pequena por porção) e deixe ferver em fogo baixo por pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo melhor o caldo).

Enquanto o caldo encorpa grelhe os camarões em uma frigideira anti aderente bem quente com um pouco de óleo de coco para untar.

ATENÇÃO! Os camarões devem ser grelhados em porções pequenas e por apenas 2min aproximadamente, dependendo do tamanho dos camarões, quanto menor menos tempo. A cada “leva” de camarão unte novamente a frigideira e espere esquentar novamente. Reserve.

Em uma panela grande refogue a cebola bem picada com óleo de coco até que comece a dourar, então junte o arroz e refogue até os grãos começarem a ficar transparentes. Jogue a taça de vinho e deixe secar (quanto mais o vinho secar menos o gosto dele vc vai sentir).

Com ajuda de uma escumadeira e um coador/peneira vá tirando o caldo e jogando no arroz passando obviamente pela peneira antes. Vá regando aos poucos e mexendo até o arroz chegar no ponto “ao dente”.

Quando o arroz estiver no ponto desejado desligue o fogo e junte nessa ordem: Leite de coco, meio maço de coentro picado, camarão e as castanhas. Mexa e corrija o sal, caso precise.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.