Conheça alimentos e hábitos vilões do sono e corte-os já da sua rotina

Da mesma maneira que alguns alimentos ajudam em uma noite de sono tranquila, outros podem, ao contrário, atrapalhar seu descanso, prejudicando o funcionamento metabólico durante o sono. Separamos algumas dicas para você adaptar à sua rotina, acabando com certo hábitos, se necessário.

Em primeiro lugar, não é indicado que você coma grandes porções nas refeições, principalmente à noite, além de evitar alimentos de difícil digestão e com grande quantidade de gordura como carne vermelha, bacon e queijos gordos, que podem causar indigestão e desconforto abdominal.
 
Carboidratos refinados e de alto índice glicêmico também não são boas escolhas, como açúcar, pão branco, macarrão, batata inglesa e suco de frutas, pois aumentam a glicose sanguínea rapidamente, fazendo com que a produção de insulina aumente drasticamente, influenciando assim, a qualidade do sono e a produção do hormônio GH, relacionado ao crescimento.

Para garantir uma noite de sono tranquila, evite os seguintes alimentos antes de dormir:

- Alimentos ricos em açúcar (doces, pães, bolos e massas em geral) 
Aumentam estresse oxidativo e mediadores inflamatórios, levando a desequilíbrios hormonais e desordens do sono.

- Biscoitos industrializados
A combinação de açúcar simples, corantes e aditivos químicos levam ao aumento de citocinas inflamatórias, o que está diretamente relacionado à enxaqueca e à insônia.
 
- Alimentos apimentados e pimentas em geral
Possuem Capsaicina (de ação termogênica), podendo interferir no ciclo do sono.
 
- Estimulantes (café, mate, chá verde, bebidas alcoólicas e refrigerantes)
Essas bebidas fazem com que você fique mais alerta, acelerando o metabolismo e aumentando o Cortisol, hormônio que interfere na produção de Serotonina.

Um comentário:

  1. Excelente informações, e tudo verdade, parei de jantar em grande quantdd e comecei a dormir muito melhor. É costume, fazer várias refeições com pouca quantidad em cada uma é realmente o melhor caminho.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.