Todo mundo pode fazer agachamento?

Algumas pessoas têm certo receio em relação ao realizar o agachamento no seu treino de musculação devido à muitos fatores: dor nos joelhos/costas, vergonha do movimento, dificuldade do exercício, e muito mais. Então, uma das grandes dúvidas é: existem contraindicações ou todos podem fazer agachamento?

Todos podem e devem fazer agachamento, desde que o exercício seja bem orientado. No caso de lesões de joelho e em qualquer outra parte do corpo, o movimento deve ser executado de uma forma progressiva mais controlada e leve para fortalecer o joelho (ou a parte afetada) aos poucos. Muitas pessoas melhoram as dores nos joelhos quando conheçam a agachar, porém, essa progressão de intensidade deve ser respeitada.

Agachamento é um exercício de uso geral para a quem pratica atividade física. Dependendo do caso do indivíduo que irá realizá-lo, o agachamento é moldado e estruturado pelo profissional para que o aluno tenha um método de agachamento que respeite suas condições, onde os resultados finais serão positivos, com fins estéticos, qualidade de vida ou melhora na saúde (restrições feitas a indivíduos com orientações médicas decorrentes de problemas mais graves).

Outra dúvida comum é: existem exercícios que podem substituir o agachamento, oferecendo os mesmos benefícios?

Se o objetivo é fortalecimento, não se pode substituir o agachamento, mas, sim, adaptá-lo. Quem realmente não puder ou não conseguir realizá-lo, pode adaptar o movimento sentando em um banquinho com ajuda de um apoio, ou pode segurar as mão de alguém e descer até onde conseguir.


2 comentários:

Tecnologia do Blogger.