Pinhão: Valores Nutricionais e Benefícios para a Saúde

O pinhão é a semente da araucária. Típico do Sul do Brasil, é um alimento que tem uma má fama injustamente! Você sabia que o pinhão não é tão calórico quanto todos falam? Além de ser muito saudável e trazer muitos benefícios para a saúde, 10 unidades de pinhões cozidos descascados possuem apenas 104 calorias! Poucos sabem, mas esta semente é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco.

Valores nutricionais de 10 pinhões cozidos descascados:
Calorias: 104
Proteínas: 1,8g
Carboidratos: 25g
Gorduras: 0,4g
Fibras: 9g

Conheça agora alguns dos benefícios do pinhão:

Fonte de carboidrato complexo, que garante mais saciedade para o organismo, por mais tempo. Ótimo para o pré-treino.

Possui o índice glicêmico baixo - é lentamente absorvido pelo organismo, fazendo com que não ocorram picos de insulina.

Mantém a saúde cardiovascular.
Pinhões contribuem para uma boa circulação e um coração saudável. Eles são uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que têm sido associados com níveis mais baixos de colesterol e um menor risco de ataque cardíaco. Eles são também ricos em vitamina E, vitamina K, cobre, ferro, e manganês, que ajuda o sistema cardiovascular.

Reduz a pressão arterial
O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como um vasodilatador. Uma vez que ele contribui para o aumento do diâmetro das artérias, o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo a pressão arterial. 

Anti envelhecimento
Fonte de antioxidantes, que retardam o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo.

Saúde dos Olhos
Contém luteína, um antioxidante que é crucial para a prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata. Eles também contem vitamina A sob a forma de beta-caroteno.

Saúde do intestino
Fonte de fibras, mantém o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, melhora o aspecto do cabelo e da pele.

3 comentários:

  1. Pinhao e mto bom! E chegou o friozinho na minha cidade e os pinhoes ja estao a venda no mercado eba!

    ResponderExcluir
  2. Tem uma galera do trabalho que não é do Sul e vem pra cá de vez em quando, e acredita que eles não conhecem pinhão? Tenho que apresentar pra eles!!

    ResponderExcluir
  3. Alimento maravilhoso dos nossos dias frios

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.