Benefícios do Kiwi para a saúde

O Kiwi é uma fruta exótica que faz parte da alimentação do brasileiro não faz muito tempo. Com sua aparência estranha e diferente, ganha espaço na mesa após ser saboreado e conquistar com o seu gosto levemente azedo. Mas indo além das aparências, o kiwi é um alimento muito importante, nutricionalmente falando, com inúmeros benefícios para a saúde.

Ele contém mais Vitamina C do que a laranja, por exemplo, além de ser fonte de potássio, Vitamina E, proteína, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e muito mais. Conheça alguns benefícios do kiwi:


Benefícios cardiovasculares
A fibra do kiwi pode ser uma forma eficaz contra uma série de doenças, inclusive contra doenças cardiovasculares. Estudos descobriram que a ingestão de uma dieta rica em fibras pode diminuir os níveis de colesterol e, por sua vez reduzir o risco de doença cardíaca. Kiwi também são abundantes em vitamina C, um poderoso antioxidante que protege o corpo dos radicais livres que podem causar estresse oxidativo e levar a uma série de condições médicas graves, como a aterosclerose, que pode causar doenças cardíacas.

Facilita a digestão
O kiwi contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e ajuda a digerir a refeição, assim como ocorre com a papaína do mamão e a bromelina do abacaxi.

Regulariza a pressão arterial
A quantidade de potássio do kiwi ajuda a manter os eletrólitos em equilíbrio, neutralizando os efeitos do sódio.

Bom para a pele
A Vitamina E presente no Kiwi é conhecido também por retardar a degeneração da pele.

Ajuda na perda de peso
O baixo índice glicêmico do kiwi e o alto teor de fibras ajudam a evitar o aumento da insulina como é o caso de outras frutas com alto teor de açúcar, fazendo com que o corpo não armazene gordura. 

Melhora a saúde digestiva
O Kiwi é uma ótima fonte de fibras, evitando a constipação e problemas intestinais. 

Ajuda a eliminar as toxinas
A fibra contida no kiwi ajuda a eliminar as toxinas do trato intestinal.

Ajuda a prevenir o câncer
A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas.

Reforça a imunidade
Está comprovado que o alto teor de vitamina C, A e E do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico. 

Saúde dos olhos
A degeneração macular é a principal causa de perda de visão nos idosos. Um estudo realizado a 110.000 homens e mulheres mostrou que comer 3 ou mais kiwis por dia diminuiu em 36% a degeneração macular. O kiwi contém ainda níveis elevados de luteína e zeaxantina – químicos naturais encontrados nos olhos dos seres humanos.


Dicas para amadurecer Kiwis

Se o kiwi não cede um pouco à pressão dos dedos, deixe-o amadurecer à temperatura ambiente, à sombra. Este amadurecimento pode ser acelerado, colocando-o num saco de papel com uma banana, maçã ou pera.

Uma vez que o kiwi está maduro, deve manter-se longe de outras frutas (mesmo no frigorífico), pois é muito sensível ao gás etileno emitido por essas outras frutas e pode amadurecer demais.


2 comentários:

  1. Essa fruta é maravilhosa, e ainda mais do que eu pensava!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.