Dica para ferver ovos que fiquem perfeitos

Muitas pessoas tem dificuldade em ferver ovos e fazer com que fiquem perfeitos. Isso pode parecer insignificante para muita gente, mas a verdade é que, quando você ferve o ovo além da conta, a gema começa a ficar escurecida e com uma consistência estranha. Alguma vez você já notou que, ao cortar o ovo no meio, aparecia um aro escuro no contorno da gema? Essa parte escura é o ferro existente na gema que reage com o sulfeto de hidrogênio da clara. Isto ocorre exclusivamente quando fervemos o ovo além do necessário.

Então, se você deseja um ovo fervido perfeitamente, com uma gema amarela e linda, aprenda o truque para ferve-lo, sempre de olho no relógio!


Para ferver os ovos, coloque todos eles dentro de uma panela e cubra-os com água, que deve chegar uns 2 centímetros acima dos ovos. Leve a panela ao fogão, cozinhe a fogo médio/alto. 
Agora você precisa estar bem atenta à panela, pois assim que a água começar a ferver, você irá apagar o fogo. É importante que a água esteja fervendo de verdade, não apenas começando a aquecer. Deixe os ovos nesta água por 10 minutos (controle com um relógio).

Depois destes 10 minutos, retire os ovos da panela e coloque em uma tigela com água fria e deixe-os lá por 5 minutos. Logo após esses 5 minutos, os ovos estarão prontos para serem consumidos, completamente perfeitos. Você pode usá-los nesse momento ou guardar uns poucos dias na geladeira.

Uma dica importante é que quanto mais frescos forem os ovos, mais difícil será descascá-los uma vez fervidos.


2 comentários:

  1. Adorei a dica, sempre desligava os ovos antes do tempo para nao ficarem muito duros, prefiro ate molezinhos, e agora vou fazer ovos perfeitos kk :>)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.