8 Dicas para acordar mais cedo e mais dispostas

   Anda tendo problemas para levantar cedo? Queria conseguir acordar mais cedo e passar a manhã com mais disposição? Este também é um problema para muitas outras mulheres! Principalmente se você só possui o horário da manhã para malhar, levantar com ânimo suficiente para a atividade é muito importante e, pensando nisso, separamos 8 dicas para que você consiga levantar mais cedo e com mais disposição:

1- Mantenha horários constantes

   O corpo é regulado por um ciclo chamado circadiano, que é o tal do relógio biológico. Ele significa "cerca de um dia" e faz com que o organismo organize suas funções em 24 horas mais ou menos, obedecendo a duração de um dia.

   Ao manter uma hora certa diária para dormir e acordar, você ajuda o seu organismo a regular esse "cronograma interno" que possuímos. Ao dormir um dia mais tarde do que o normal, você atrasa esse relógio e, rapidamente, volta a não conseguir mais dormir cedo.

2- Antes de dormir, relaxe

   Não faça atividades estimulantes antes de ir para a cama. Trabalhar excita a mente e faz você pensar em tarefas a serem feitas no dia seguinte, assim como ver televisão, navegar na internet e jogar videogame deixar você mais alerta do que deveria para ir para a cama e tentar dormir. Basta uma hora livre dessas atividades antes de dormir e, ao invés disso, tome um banho quente, relaxe, escute uma música ou leia um livro!

3- Use a luz à seu favor

   A luz é um dos principais reguladores do ciclo circadiano. O corpo possui funções diferentes à noite e durante o dia e, portanto, deixar a luz solar entrar no quarto logo pela manhã vai fazer com que o seu corpo fique naturalmente mais alerta com a chegada da claridade. Experimente deixar a janela de modo que não bloqueie a entrada da luz pela manhã e sinta a diferença!

4- Nada de apertar o botão soneca no despertador

   O ideal, para que você consiga acordar sempre disposta, é levantar assim que o despertador toca. Barganhar minutos de sono engana apenas o seu corpo e o seu relógio biológico, que ganha alguns minutos de sono de péssima qualidade.

5- Nada de enrolar na cama

   Cama é lugar de dormir e amar! No máximo, fazer uma leitura antes de dormir, que é algo relaxante. Mantenha a cama como um local quase exclusivamente para o sono para que, quando você chegar lá, seu corpo já vá relaxando automaticamente. Para quem tem insônia, ficar na cama gera ansiedade, e ficar na cama fora da hora de dormir pode gerar insônia. Se não estiver com sono e já estiver deitada há algum tempo, vá ler algo no sofá e volte quando o sono começar a bater.

6- Atividades físicas no horário errado podem prejudicar o sono

   Atividade física faz muito bem para o seu corpo, principalmente quando você a faz logo após acordar. Ao fazer atividades pela manhã você eleva a temperatura do corpo, o que faz com que você fique muito mais disposta já que o ciclo cicardiano está também relacionado com a temperatura do corpo e, quanto mais frio está, mais sono temos. O despertar para o resto do dia, após a atividade física matinal, é muito melhor. Fazer exercício perto da hora de dormir traz o efeito de despertar logo antes da hora de dormir, o que não é benéfico para um sono de qualidade.

7- Alimentação também ajuda

   O café ajuda a espantar a sonolência, pois é rica em cafeína, substância estimulante, além de alimentos como chá preto, chá verde e chocolate. Priorize o consumo destes alimentos pela manhã e evite-os à noite pois, além de te deixarem mais alerta, eles também aumentam a atenção e concentração.

   Evite também alimentos pesados, gordurosos e calóricos no período da noite. O excesso de alimentos para serem digeridos podem atrapalhar o sono.

8- Preste atenção nos sinais do seu corpo

   As pessoas têm uma determinação genética também sobre seus horários de dormir e acordar, são os cronotipos. Eles dividem as pessoas entre matutinos, vespertinos e intermediários. Os primeiros tem uma tendência maior a dormir e acordar cedo, enquanto os últimos despertam e se deitam mais tarde. A maior parte das pessoas é flexível, pode se habituar a acordar cedo. Saber qual é sua tendência com certeza ajuda a conhecer melhor o próprio corpo. Aproveite as férias ou qualquer período sem obrigações de horários e perceba a que horas, sem a privação de sono, o corpo sente necessidade de dormir e acordar, e assim observe como o seu organismo se comporta.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.