Tapioca: Entenda porque este alimento é um sucesso

   A tapioca é um carboidrato extraído a partir da raiz da planta da mandioca e é  um dos alimentos favoritos de muitas pessoas que vivem um estilo saudável e fitness. Ele não contém glúten, é rico em proteínas para um vegetal e pode ser usado das mais diversas maneiras na culinária, já que vem em forma de pó, flocos secos, ralado e goma. É um alimento útil, saudável e versátil tanto para pratos doces quanto salgados.

   Além de toda essa versatilidade, a tapioca é particularmente nutritiva. Ela é rica em ferro e Vitaminas do Completo B, incluindo ácido fólico, ácido pantotênico, Vitamina B6, cálcio, selênio, cobre, manganês, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6.

  Conheça alguns dos benefícios que este alimento traz à saúde:

   Promove ganho de peso saudável/ganho de massa muscular: Muitas meninas querem emagrecer, mas aqui no blog temos muitas leitoras que estão em busca de mais massa muscular! Pensando nisso, a tapioca é um excelente alimento para se incluir na alimentação. O alto teor de carboidratos (1 xícara de tapioca = 45% da necessidade diária de carboidratos) significa que você pode adicionar volume e calorias à sua dieta sem o mau colesterol ou gorduras saturadas, que podem resultar em outros problemas de saúde. 

   Ajuda na perda de peso: a tapioca é um alimento tão versátil que, assim como ela pode ajudar no ganho de peso saudável, também pode ajudar a emagrecer - tudo vai depender da quantidade ingerida e da combinação de alimentos. A presença de fibras promove o bom funcionamento do intestino, e você ainda fica satisfeita por mais tempo. 

   Circulação sanguínea: O ferro é uma das contribuições minerais mais valiosas que a tapioca. Juntamente com o cobre, o que também está presente na tapioca, aumenta-se a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue no corpo, assim como a produção de hemoglobina e mioglobina, que transportam oxigênio em seu sangue para várias partes do seu corpo. 

   O ferro é tão importante também pois a sua deficiência pode levar a perda de peso levando à desnutrição, tontura, irritabilidade, baixo nível de energia, falta de ar, dores de cabeça e até dificuldade de cicatrização. 

   Bom funcionamento do sistema digestivo: a tapioca também é fonte de fibras, o que é ligado diretamente à melhores condições digestivas do organismo, incluindo o bom funcionamento do intestino. A fibra ajuda a mover o bolo fecal através do trato digestivo, ajudando a acabar com prisão de ventre, inchaço abdominal, dor intestinal e prevenindo doenças como câncer no colo.

   Regula a Pressão Arterial: A tapioca contém potássio, mineral essencial para o corpo. Este mineral é um vasodilatador, o que quer dizer que ele reduz a tensão e estresse dos vasos sanguíneos e artérias. Além disso, também é fundamental para o equilíbrio de líquidos no organismo, e quando está em equilíbrio com o sódio, todas as trocas de fluidos do corpo são favorecidas, aumentando ainda mais a eficiência metabólica e energia. 

   Evita doenças cardíacas: a fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol das artérias e dos vasos sanguíneos, prevenindo problemas associados ao coração.

   Saúde óssea: Fonte de Vitamina K, cálcio e ferro, a tapioca desempenha um papel importante na proteção dos ossos, ajudando a evitar que condições que chegam com a idade como menor densidade mineral óssea, osteoporose e osteoartrite se manifestem.

   Mantém a saúde neurológica: A Vitamina K também é importante para a manutenção da saúde mental.

   Mantém os níveis de energia elevados por mais tempo: Os carboidratos presentes na tapioca são ótima grande fonte de energia, já que os açúcares como a sacarose são quebrados em energia utilizável. A tapioca possui uma grande quantidade de carboidratos e não contém o colesterol ruim nem gorduras saturadas. Por isso, os seus níveis de energia serão elevados ao consumi-la, você não vai sentir fome (graças à fibra), e vai se sentir melhor e mais ativo por mais tempo!


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.