Dicas para ir no supermercado e se manter na dieta

   Ir no supermercado é um momento crucial, esse momento ajuda a definir como será a sua dieta ao longo dos próximos dias, além de ser um teste da sua força de vontade!

   Pensando nisso, separamos algumas dicas para você seguir na próxima vez que for ao supermercado e não fazer feio na escolha dos alimentos!

1- Nunca vá ao supermercado com fome
   A chance de você colocar coisas que não deveria a mais no carrinho quando a barriga está vazia é muito maior. 

2- Não leve as crianças ao supermercado
   As crianças geralmente pedem para você comprar todos os tipos de bobagens no supermercado e não apenas muitas vezes é difícil de dizer não, como essas guloseimas estarão à sua vista em casa, correndo o risco de prejudicar a sua alimentação.

3- Compre comida de verdade, alimentos que você terá que preparar
   É muito melhor para a sua saúde e sua boa forma que você consuma alimentos frescos e integrais, ou seja: a boa e velha comida caseira! Evite alimentos processados e industrializados, ricos em gordura trans, sódio e com calorias excessivas.

4- Opte por temperos naturais
   Compre temperos naturais (ervas, pimentas), esqueça os caldos de carne, frango, bacon, picanha em tablete. É muito mais saudável e melhor para sua dieta uma comida feita apenas com alho e cebola. Compre orégano, alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, ou melhor, já pensou em ter uma horta de temperos em casa? É super fácil e saudável!

5- Faça uma lista de compras e não fuja dela
   Leve uma lista de compras feita na sua cozinha, assim você não esquece o que precisa comprar. Antes de sair de casa, cheque a sua despensa, armários e geladeira e anote tudo que precisa.

6- Evite os corredores muito compridos
   Você já notou que os supermercados te fazem entrar em um corredor comprido, normalmente  cheio de produtos industrializados? Já reparou também que alimentos frescos ficam em espaços mais abertos e com corredores bem menores, e que carnes frescas e peixes ficam, normalmente, no fundo do supermercado? Dedique seu tempo aos corredores mais difíceis de chegar e transitar, pois estes são os que tem os alimentos mais saudáveis e frescos.

7- Corredor de doces
   Evite o corredor de doces! Se sua lista não contém nenhum destes alimentos, não perca seu tempo passando por lá.

8- Frutas e verduras
   Tempo na parte de frutas e verduras do supermercado é tempo investido na sua saúde!

9 - Cuidado com os produtos diet e light
   Muitas vezes, a quantidade de calorias não é tão inferior a dos alimentos regulares e pode não compensar, pois, eles acabam perdendo muitos nutrientes, como proteínas, e muitas vezes tem mais sódio do que a versão normal.

10- Habitue-se a comparar os produtos.
   Leia o rótulo, leia os ingredientes, os valores nutricionais e compare versões do mesmo produto.

11- Não leia apenas as calorias nas etiquetas.
   Quando for analisar um rótulo, não leia apenas as calorias. Proteínas, gordura, ingredientes e tudo que o rótulo indica é importante!

12- Evite produtos que aleguem vantagens "muito boas para serem verdade" para sua saúde
   “Enriquecido com ferro”, “Mais cálcio”, “Agora com vitaminas A, D, e E” são exemplos de uma tendência da indústria de alimentos, a de melhorar seus produtos, adicionando vitaminas e minerais e, em alguns casos, estampar seus benefícios, escondendo quaisquer outros malefícios (açúcar, gordura em excesso, sódio, conservantes). Preste atenção no rótulo e observe as quantidades daquilo que pode te fazer mal em excesso.

13- Evite produtos com ingredientes difíceis de pronunciar
   Corantes, acidulantes, edulcorantes, emulsificantes e outros  "antes" são químicos adicionados para fazer com que o produto fique mais bonito, colorido, apetitoso e cheiroso por mais tempo. 

14 Cuidado com as promoções
   A tentação de comprar doces, bolachas e outros alimentos calóricos e gordurosos fica ainda maior caso os produtos estejam em promoção. Você pode até economizar financeiramente, mas vai perder na balança.

15- Atenção ao mau humor e o efeito “Eu mereço”
   Ir ao supermercado de mau humor, irritada com algo ou após um dia difícil no trabalho é tão prejudicial (ou até mais do que) fazer compras com fome. Fugir destas sensações ruins não é fácil, mas cautela com o efeito “eu mereço” na hora de comprar doces, chocolates ou qualquer outra guloseima. Seu corpo não merece nada que vá lhe prejudicar.
 
Adaptado de

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, levar as crias no mercado é realmente a pior coisa que se pode fazer, volto cheia de bobagens do mercado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o mercado é o momento decisivo kkk mas sempre q nao compro bobagens fico com remorso dps em casa kkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.