Conheça 8 Benefícios da Farinha/Farelo de Coco

   A a farinha (ou farelo) de coco é um alimento natural e tem baixos níveis de gorduras, já que elas foram retiradas durante o processo de produção para formar o óleo de coco. Esta farinha é aliada no emagrecimento e na manutenção da saúde e da boa forma, assim como o óleo de coco, já que os seus benefícios nutricionais são muitos!

   Essa farinha pode ser usada como acompanhamento para frutas, iogurtes, vitaminas, saladas e até substituir outros tipos de farinhas em receitas.

   Não há uma quantidade recomendada estabelecida para o consumo da farinha de coco, mas para conseguir os seus benefícios, experimente consumir entre uma e duas colheres de sopa ao dia.

   Conheça agora 8 benefícios da farinha de coco:

Ajuda no controle do diabetes e na redução do risco de desenvolver a doença

   O índice glicêmico dos alimentos diminui quando eles são consumidos com a farinha de coco. Isso acontece porque o farelo contém grande quantidade de fibras de lenta absorção que, quando digeridas, liberam açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose e ajudando no controle do diabetes. Ao consumir a farinha de coco com outros alimentos de alto índice glicêmico, como batatas, você estende os efeitos da lenta absorção a esses pratos também.

   Quando temos uma quantidade muito grande de açúcar no sangue é necessário cada vez mais insulina para metabolizar esse nutriente. Com o tempo, alguns tecidos e órgãos começam a pedir mais insulina para colocar a mesma quantidade de glicose nas células, gerando um quadro conhecido como resistência à insulina que se não tratado pode evoluir para a diabetes de tipo 2. 

Melhora o funcionamento do intestino

   A farinha de coco possui grande quantidade de fibras (aproximadamente 70% de sua composição são fibras) que servem de alimento para a flora intestinal, ajudando a estimular o crescimento de bactérias boas para o aparelho, fazendo com que ele funcione melhor. Além disso, as fibras formam uma camada de gel em torno do bolo alimentar, o que facilita sua circulação pelo intestino. 

Melhora a saciedade

   Devido à grande quantidade de fibras, a digestão se torna mais lenta e, consequentemente, o consumo deste alimento gera mais saciedade. Ao ser consumido, o farelo de coco cria um bolo gelatinoso no estômago, o que também contribui para uma maior saciedade. Associando a farinha de coco à alimentos, você ficará saciada mais rapidamente e por mais tempo.

Não contém glúten

   A farinha de coco não contém glúten em sua composição, sendo fortemente indicada para pessoas que têm intolerância ao glúten ou doença celíaca. Estas pessoas podem acrescentar a farinha à receitas de bolos, pães e tortas que geralmente seriam feitas com farinha de trigo, sem causar mudança no sabor ou na composição do prato. 

Acelera o metabolismo

   Se consumida frequentemente, a farinha de coco acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e favorecendo o emagrecimento.

Melhora a imunidade

   O benefício que a farinha de coco traz para a flora intestinal e proporcional um bom funcionamento do intestino também proporciona, consequentemente, na melhora da imunidade. Isto ocorre pois com o bom funcionamento do intestino, o organismo combate mais eficientemente as bactérias ruins que entram no corpo através da alimentação. 

Controla o colesterol

   As fibras da farinha de coco ajudam na redução do colesterol total, do colesterol LDL (colesterol ruim) e dos triglicérides de pessoas com níveis moderadamente elevados.

   Mas o melhor dos benefícios, deixamos para o final...

Ajuda a emagrecer

   Quando combinamos muitos dos benefícios citados anteriormente, temos um dos maiores benefícios que a farinha de coco nos proporciona: ajuda a emagrecer.

   O gel que as fibras formam no estômago geram maior saciedade, e o gel formado ao redor do bolo fecal facilita o transporte fecal, fazendo-o ficar mais eficiente e rápido. Isto ajuda muito no emagrecimento.

   Além disso, esse gel que envolve o bolo alimentar torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, reduzindo o desejo por carboidratos por algum tempo. Com menos glicose sendo liberada no corpo, o pâncreas produz menos insulina, hormônio responsável por colocar esse açúcar para dentro das células e que também estimula que a gordura seja estocada.

    Os triglicérides de cadeia média, um dos tipos de gordura saturada presente na farinha de aveia, também ajudam no emagrecimento, já que são metabolizados diretamente no fígado e se não forem usados, também não se acumulam como gordura no nosso corpo - como ocorre com outras farinhas.

   Para finalizar, a farinha de coco também acelera o metabolismo - como citado anteriormente - o que faz o corpo queimar mais calorias para se manter em funcionamento, gerando mais emagrecimento.





Fontes:

Minha vida: Farinha de coco faz emagrecer e controla doenças como o diabetes.
Dieta e Saúde: Use a farinha de coco pra emagrecer
Minha vida: Farinha de coco: doce que ajuda a emagrecer.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.