7 Regras alimentares simples que qualquer um pode seguir

   Comer bem é algo confuso atualmente, não é mesmo? Com poucos dias de diferença somos bombardeadas com os mais diferentes tipos de informação sobre diversos alimentos: uma hora ele faz tão bem que deveríamos come-lo todos os dias, no outro, faz tão mal que chega a ser considerado tóxico. Então, no que acreditar? O que fazer para que a escolha dos alimentos certos seja fácil?

   Pensando nisso, separamos algumas regrinhas que você pode seguir para comer bem sempre! Siga-as e, com certeza, será mais fácil manter a saúde e a forma em dia! Duvida? Dá só uma olhada e veja como é fácil e simples ser saudável:

1. Você pode ter de tudo um pouco!

   Apenas não coma muito de uma única vez. O controle das porções é muito importante, sempre escolha comer muito mais do que é saudável e pequeníssimas porções daquilo que não deve ser ingerido frequentemente. Se você pensa em diminuir a quantidade ao invés de cortar totalmente um alimento do cardápio fica muito mais fácil se manter saudável!

2. Isso é comida de verdade ou são apenas químicos?

   Você acha que o seu corpo processa e aproveita da mesma maneira um morango assim como algo que tem "aroma idêntico ao natural de morango"? 

   Elimine do seu cardápio os alimentos que não são nada além de químicos e que, devido à este fato, tem seu sabor nutricional reduzido ou nulo e que não vão fazer bem nenhum para a sua saúde.

   Uma maneira prática e muito eficiente de manter uma alimentação saudável é fazer sempre a sua própria comida, utilizando ingredientes frescos. Evite comprar pronto aquilo que você mesma pode fazer.

3. Calorias são importantes, mas o valor nutricional é ainda mais importante.

   Para uma performance ainda melhor de todo o seu corpo, ele precisa de calorias de todos os macronutrientes todas as vezes que você se alimenta: carboidratos, proteínas e gorduras boas. Pense neles como o combustível do seu corpo.

   Cada um dos macronutrientes tem uma função diferente, portanto, planeje suas refeições para incluir todos os grupos alimentares em cada uma delas.

4. Comer frequentemente e em pouca quantidade mantém a fome longe

   Você deve saber como isso funciona: "Nem me lembro direito do que comi! Estava com tanta fome que ataquei tudo que tinha pela frente!". Comer frequentemente ajuda você a acabar com estas compulsões alimentares. 

   Nosso corpo não é como uma máquina que pode ser abastecida e reabastecida novamente apenas quando está perto de acabar a energia. O ideal é que você coma a cada 3 horas, aproximadamente. Desta maneira, na próxima refeição, você não estará louca de fome e terá tempo de pensar: O que vou comer? Qual será minha proteína, meu carboidrato e minha gordura?

5. Suplementos deveriam suprir deficiências nutricionais

   Suplementos podem ser extremamente importantes se o seu corpo necessita de algum nutrientes que está difícil de obter a quantidade necessária apenas através da alimentação. O problema é que bombardear o seu corpo com enormes quantidades de algum nutriente, sendo que ele não está realmente necessitando desta quantidade de nutriente, é algo que não faz efeito algum, além de estar desperdiçando o seu dinheiro. 

   Antes de tomar qualquer suplemento, por favor: consulte um(a) nutricionista!

6. Líquidos devem ser nutricionalmente vistos como os alimentos sólidos

   Tanto os alimentos líquidos quanto os sólidos precisam conter valores nutricionais importantes para você. Trate-os como parte da sua refeição, contando-os sempre como parte dos macronutrientes que você ingerirá em cada refeição.

7. O que foi que eu comi ontem mesmo?

   Se você não consegue responder esta pergunta, ninguém pode te ajudar a fazer escolhas nutricionais melhores. Como você se mantém em linha depende totalmente de você, e o melhor método é aquele que você consegue manter! Você pode montar um ou mais cardápios para seguir diariamente, manter um diário com toda a sua alimentação e tentar atingir todos os dias a quantidade de nutrientes propostos, não importa, você decide!

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.