6 Pequenas mudanças que vão te fazer diminuir o consumo de açúcar

   Todas sabemos que o açúcar é um alimento que não faz bem para nossa saúde e, muito menos, para a nossa boa forma. Sabemos também que a população em geral ingere muito mais do que deveria deste alimento. O pior é que, mesmo sabendo disso tudo, viver uma vida completamente livre de açúcar parece impossível!

   Se você é uma daquelas pessoas que ingere açúcar demais mas está tentando diminuir o seu consumo deste alimento, comece devagar. Não elimine-o de uma vez por todas pois isto pode levar à compulsões alimentares. Comece seguindo as dicas abaixo e elimine-o aos poucos e, no final, terá eliminado de uma vez por todas!

   Fique de olho na sua xícara de café e de chá

   Se você é uma daquelas que coloca um pouco (ou muito) açúcar no seu café ou chá, comece a colocar metade do que costumava. Depois de uns dias diminuindo o açúcar nestas bebidas, você vai decidir se prefere o gosto amargo delas ou vai substituir o açúcar por adoçante - também aos poucos. Faça essa troca devagar para se acostumar ao gosto do adoçante, caso não esteja acostumada, sempre misturando açúcar com adoçante e sempre diminuindo o açúcar a cada bebida.

Conheça o seu alimento

   Você ficaria surpresa ao descobrir a quantidade de açúcar que é inserida em seu iogurte, pão e até nos molhos prontos para salada. Há muitos truques da indústria alimentícia para que, na hora da compra, nem passe pela sua cabeça que o produto que você vai comprar contém açúcar. A solução? Leia a lista de ingredientes. Quanto mais no topo da lista o açúcar estiver, em maior concentração ele estará. Se não tem jeito de fugir dele, escolha o alimento em que o açúcar estiver mais para o final da lista de ingredientes.

Troque os doces comprados prontos pelos feitos em casa

   Se você tem desejos muito fortes por doces que não consegue controlar, faça-os em casa e em hipótese alguma compre-os prontos e deixe à sua disposição. Não só você pode colocar menos açúcar como pode elimina-lo de vez! Substitua o açúcar por adoçante para forno e fogão, mel, ou até açúcar mascavo.

Faça refeições nutricionalmente completas

   O desejo por doces tende a aparecer durante a hora dos lanches, e uma das razões para isto acontecer é a falta de alguns nutrientes que deveriam ser ingeridos nas refeições principais (café da manhã, almoço e janta). Ao comer uma refeição completa com alimentos de qualidade que se dividem em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis você tem mais chance de eliminar o desejo por doces que chegaria mais tarde!

2 comentários:

  1. Maravilhosas estas dicas de vocês

    ResponderExcluir
  2. Eu tomo café e chás sem açúcar e sem adoçante, não gosto de nenhum dos dois.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.