7 Ingredientes que você não quer perto da sua boca

   Quando se fala de comer bem, infelizmente, muitas de nós ainda ficam totalmente perdidas, sem saber qual alimento escolher em qual momento. A maioria consome muitos alimentos processados e não obtém vitaminas e minerais suficientes. Aproximadamenteo 70% das pessoas tem deficiência de ômega-3 (o que causa mudanças de humor, inflamação e fadiga) e 77% das pessoas tem o nível de Vitamina D abaixo do recomendado, uma condição ligada à praticamente tudo - desde doenças cardiovasculares à asma.

   E o pior é que não ajuda em nada estarmos inundados de informações sobre nutrição, principalmente porque a maioria das pessoas continua mal nutrida, comendo errado. Muito disso é culpa do excesso de informação: um dia, o certo é seguir a dieta paleolítica, no outro, o ideal é virar vegana, então, quem sabe a verdade?

   Nós queremos te ajudar a comer bem sem a ajuda de nenhuma dieta,  escolhendo os alimentos certos e saudáveis e não seguindo uma dieta específica - apenas optando pelo que o seu corpo necessita para você leva-lo até onde deseja.

   Pensando nisso, dê uma olhada nesta lista com ingredientes presentes em alguns alimentos industrializados que fazem mal para você e evite-os sempre que possível.

1. Benzoato de Sódio

   O Benzoato de Sódio é um aditivo usado como conservante em alguns sucos de fruta, refrigerantes e pickles. Quando é usado em bebidas que contém ácido ascórbico (Vitamina C), a mistura forma pequenas quantidades de benzeno, uma substância que pode causar câncer. Outro estudo mostrou que o Benzoato de Sódio aumenta a hiperatividade em certas crianças.

2. Bromato de Potássio

   O Bromato de Potássio é normalmente utilizado como aditivo no processo de fabricação de pão. É provável que você encontre em pão branco, bolachinhas e outros lanches industrializados. O problema é que este aditivo pode causar câncer em ratos e já foi banido de muitos países industrializados.

3. Sabores e alguns adoçantes artificiais

   Nós já mencionamos isto antes, mas é importante repetir. Adoçantes artificiais como sucralose, sacarina e aspartame, entre outros, são sintéticos. Enquanto a evidência é incerta, uma coisa é certa: estes adoçantes contém absolutamente nenhum valor nutricional, portanto, evite-os. Também recomendamos que evite sabores artificiais sempre que possível.

4. Sorbato de potássio

   Muito utilizado em queijos, sorvetes, sucos de frutas e salgados assados, o sorbato de potássio ajuda a aumentar a vida útil do produto. Foi descoberto, através de pesquisas, que este elemento é tóxico para animais, e não há estudos em seres humanos para saber o seu real efeito no nosso corpo.

5. Acrilamida

   A Acrilamida é um químico normalmente encontrado em carboidratos processados como cereais, bolachas, pães e produtos à base de batata. Este químico está ligado à câncer em animais em diversos estudos. Se você não está pronta para reaver a sua dieta por enquanto, evite salgadinhos e batatas fritas sempre, porque eles contém os maiores níveis de Acrilamida.

6. Óleo Vegetal Bromado

   O óleo vegetal bromado é um aditivo químico que impede que o sabor se separe do resto da bebida em refrigerantes e hidrotônicos. Esse ingrediente já foi banido da União Européia, Japão e Austrália por conter bromida, um elemento usado em retardantes de chamas que foi ligado à problemas no sistema nervoso.

   A Fanta, Montain Dew e Gatorade já anunciaram que removeram o Óleo Vegetal Bromado de seus produtos, mas muitas marcas ainda o utilizam.

7. Nitrato de Sódio (ou qualquer nitrato)

   O nitrato de sódio é um conservante usado em carnes processadas como bacon e fatiados. Nós já sabemos que carnes processadas são ricas em sódio e gorduras, mas a adição de nitrato de sódio é associada à um maior risco de doenças cardíacas e diabetes. Se você come carne, escolha cortes magros e frescos, faça-os em casa e evite qualquer carne já processada.

   Portanto, mantenha sua alimentação simples! Opte por alimentos naturais, faça seus próprios alimentos! Evite tudo que seja processado! Sua saúde agradece!


Um comentário:

  1. Sucralose é um derivado da cana-de-açúcar e, ao contrário de seu "primo" sacarose, não causa malefícios ao organismo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.