10 Benefícios do Abacate

   O abacate é um tipo único de fruta, não há nenhuma outra parecida com ele nem em sabor nem em nutrientes. A maioria das frutas consiste basicamente em carboidratos, enquanto o abacate é principalmente fonte de gorduras saudáveis.

   Diversos estudos já provaram os poderosos benefícios que esta fruta traz para a saúde, e aqui estão 10 deles:

1- O abacate é incrivelmente nutritivo

   O abacate é considerado um super-alimento devido à suas propriedades, sendo um alimento muito popular entre aqueles que estão antenados na sua saúde e em uma alimentação saudável. A fruta contém uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 diferentes vitaminas e minerais. Para se ter uma idéia, 100g de abacate contém a seguinte quantidade de cada um dos nutrientes:

Vitamina K: 26% da recomendação diária
Folato: 20% da recomendação diária
Vitamina C: 17% da recomendação diária
Potássio: 14% da recomendação diária
Vitamina B5: 14% da recomendação diária
Vitamina B6: 13% da recomendação diária
Vitamina E: 10% da recomendação diária
Contém também certa quantidade de Magnésio, Manganês, Cober, Ferro, Zinco, Fósforo, Vitamina A, B1, B2 e B3.

   100g de abacate contém 160 calorias, 2g de proteína e 15g de gorduras saudáveis. Mesmo contendo 9g de carboidratos, 7 delas são fibras, podendo ser considerada uma fruta lowcarb.

   Ele também não contém colesterol ou sódio, além de ser baixíssimo em gordura saturada. 

2- Abacates contém mais Potássio do que bananas

   O Potássio é um nutriente que muitas pessoas não estão ingerindo o suficiente através da alimentação, e ele é muito importante pois mantém em funcionamento diversas funções vitais.

   O abacate tem uma alta concentração de potássio, sendo que 100g dele contém 14% da ingestão diária recomendada do nutriente. Acha pouco? A banana, que é considerada ótima fonte de potássio, tem apenas 10% da ingestão diária recomendada.

   Estudos mostram que ter um consumo elevado de potássio está diretamente ligado à redução da pressão sanguínea, menor risco de problemas cardíacos e renais.

3- Abacate contém gorduras monoinsaturadas que fazem bem ao coração

   Aqui novamente entra a questão de o abacate ser um alimento rico em gorduras. 77% das suas calorias são provinientes das gorduras que ele contém, fazendo com que esta seja uma das plantas mais gordurosas existentes. 

   Mas não é qualquer tipo de gordura que o abacate possui, a maior parte dela é ácido oleico. Esta é uma gordura monoinsaturada que também é o maior componente do azeite de oliva e responsável pelos seus benefícios.

   O ácido oleico tem relação com redução da inflamação e atua na prevenção do câncer.

   As gorduras presentes no abacate são resistente ao calor, mantendo seus nutrientes mesmo se levado ao fogo.

4- Abacate é uma ótima fonte de fibras

   As fibras são outros nutrientes achados em grande quantidade no abacate. A presença de fibras faz com que o abacate seja um ótimo aliado na perda de peso, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue e estar diretamente ligado ao baixo risco de desenvolvimento de diversas doenças. 25% das fibras presentes no abacate são solúveis, enquanto 75% são insolúveis. 

5- O abacate diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue

   Doenças cardíacas são a maior causa de mortes no mundo, sendo que são diversos os fatores que influenciam para que isto ocorra, tais como alteração no colesterol, triglicerídeos, pressão sanguínea e diversos outros. Os benefícios do abacate incluem normalizar estes fatores que afetam negativamente o coração, prevenindo doenças.

6- Pessoas que comem abacate tendem a ser mais saudáveis do que aquelas que não comem

   Um estudo analisou os hábitos alimentares e a saúde de pessoas que consumiam abacate comparado com aqueles que não possuíam este hábito. Foram 17,567 participantes da pesquisa, que revelou que aqueles que consumiam abacate eram mais saudáveis do que aqueles que não consumiam.

   Eles possuíam uma ingestão de nutrientes muito maior e metade da probabilidade de desenvolver síndrome metabólica - fator de risco para doenças cardíacas e diabetes. Além disso, eles pesavam menos, tinham um índice de massa corporal menor e menos gordura abdominal.

   Não quer dizer que esta situação toda é causada APENAS pelo consumo do abacate. Normalmente, aqueles que incluem abacate na alimentação já possuem uma alimentação regrada em todos os outros aspectos.

7- As gorduras presentes no abacate ajudam seu organismo a absorver mais nutrientes de outros alimentos

   Quando se trata de nutrientes, não é apenas a quantidade total deles que conta, é também preciso poder absorve-los corretamente para que eles estejam fazendo alguma diferença no seu organismo, onde eles serão usados efetivamente.

   Alguns alimentos necessitam ser combinados com gorduras para que possam ser completamente utilizados, principalmente os que incluem Vitamina A, D, E e K, além de antioxidantes como caretonóides.

8- Abacate é fonte de antioxidantes poderosos que protegem os olhos

   O abacate, além de aumentar a absorção de antioxidantes de outras fontes, também possui antioxidantes nele mesmo, como Lateína e Zeaxantina, que são incrivelmente importantes para a saúde dos olhos.

   Estudos mostram que estes nutrientes estão diretamente ligados à uma redução drástica no risco de catarata e degeneração macular - que ocorre regulamente em idosos.

9- Abacate ajuda na perda de peso

   O abacate é um alimento que auxilia muito na perda de peso! Mesmo tendo um número elevado de calorias, o fato de ser repleto de fibras, fonte de gorduras saudáveis e possuir poucos carboidratos faze com que ele promova a perda de peso. 

   Além disso, para perder peso de forma saudável é necessário estar em dia com a ingestão de nutrientes, o que faz o abacate ser um ótimo alimento para todas as situações!

10- Abacate é delicioso e fácil de incorporar na dieta!

   O abacate não é apenas saudável, ele também é delicioso e combina com uma infinidade de alimentos. Você pode adiciona-lo à saladas e qualquer outro tipo de receita, ou pode simplesmente come-lo puro com uma colher, diretamente da fruta.


2 comentários:

Tecnologia do Blogger.