Alimentos fontes de gorduras boas (monoinsaturadas e poliinsaturadas)


   Nem todos os tipos de gorduras são ruins. Na verdade, incorporar os tipos saudáveis de gordura na alimentação é ótimo para a sua saúde! Diferente das gorduras saturadas, as insaturadas ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL), enquanto normalizam os níveis do HDL, o colesterol bom. Este tipo de gordura é essencial também porque é um dos três macronutrientes (junto com proteínas e carboidratos) que mantém o bom funcionamento de um grande número de funções corporais, além de dar energia para as atividades diárias. 

   Selecionamos alguns alimentos que são fontes de gorduras boas para você incluir hoje mesmo na sua alimentação:

Abacate: Os abacates contém gordura monoinsaturada, além de antioxidantes e beta-caroteno. O consumo dessa fruta melhora a sua memória e previne doenças do coração. A recomendação diária de consumo de gordura é, em média, 65g, e uma xícara de abacate contém quase 1/3 disso, aproximadamente 23g, portanto, não coma mais do que meio abacate por dia!

Óleo de coco: O óleo de coco, ao longo dos anos, desenvolveu uma reputação muito ruim, mas foi apenas porque as pesquisas e estudos feitos em cima dele foram a partir do óleo de coco parcialmente hidrogenado, ao invés de ser feito em seu estado natural. Enquanto muitas gorduras saturadas aumentam os níveis do mau colesterol, o óleo de coco faz exatamente o contrário. Compre óleo de coco extra virgem e você estará usufruindo de todos os benefício que ele tem a oferecer!

Nozes: Nozes são uma ótima fonte de ômega-3, gordura com propriedades anti-inflamatórias. Além de diminuir o colesterol ruim, também é uma ótima fonte de proteínas, fibras, Vitamina E, magnésio, zinco, potássio, riboflavina e selênio.

Salmão: Fonte de ômega-3 e proteínas, o salmão é uma das melhores fontes de gordura que você pode incluir na sua alimentação.  Come-lo uma ou duas vezes por semana já faz com que o corpo absorva todos os seus benefícios. Pode apostar no salmão grelhado, defumado ou até cru, na forma de sashimi.

Azeite de Oliva: Coloque um pouco de gorduras saudáveis na sua salada despejando um pouco de azeite de oliva por cima! Além de fonte de gorduras monoinsaturadas, ele ainda é cheio de Vitamina A e E, clorofila e magnésio.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.