A importância do dia de descanso para a musculação

   Algumas mulheres amam quando escutam que precisam ter um dia de descanso no meio da semana, mas outras odeiam! Acham que vão engordar, perder o que conquistaram, ficar de mau humor, ou qualquer outra coisa negativa que a falta de atividade física possa trazer. Só que o dia de descanso é MUITO importante e deve ser feito sim, sempre que for recomendado pelo profissional que monta o seu treino e te acompanha na academia.

   A filosofia de que quanto mais treinar, maiores os ganhos, não é bem o que acontece. O descanso é vital para os seus ganhos. Outra coisa importante de se ter em mente é que, quanto mais intenso  for o seu treino, mais importante é o dia de descanso. É durante o descanso (e o sono) que ocorre o aumento da massa muscular e boa parte da queima de gordura.


Mas por que devo ter um dia de descanso?

   Basicamente, é para que as fibras musculares se recuperem e ocorra a hipertrofia, pois, durante um  treino de musculação, as fibras do músculo treinado sofrem microlesões, e é no período de descanso que elas vão se recuperar, principalmente se a sua alimentação e suplementação estiverem corretas e voltadas para o seu objetivo.

   Cabe dizer que, caso o seu objetivo não é a hipertrofia, mas sim mais resistência muscular, não há nada de errado em treinar o mesmo grupo muscular antes da total recuperação dos mesmo. É importante salientar que, desta maneira, não irá ocorrer hipertrofia.


3 comentários:

  1. Meu personal sempre me fala da importancia do dia off, faco quarta e domingo em off e ja tive otimos ganhos na academia

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber , se tem algum problema em fazer musculação antes e depois 1 hora de ginástica localizada ,JUMP depois , todos os dias?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.