10 Dicas de corredores experientes para iniciantes
10 dicas de corredores experientes para aqueles que estão iniciando esta atividade agora:
1. Deixe o stress de lado.

2. Não crie expectativas muito altas.
Simplesmente corra e não crie expectativas muito altas. Claro, de vez em quando, desafie-se em uma corrida - se for o que você quiser. Mas na maioria das vezes, apenas corra pela sua saúde e pela sua diversão. Os resultados estéticos também virão, mas não crie expectativas com eles também logo no início.
3. Fortaleça o seu abdômen.
Os músculos do abdômen (e até os da lombar) ajudam muito durante a corrida, sendo de grande valia para o movimento constante que a perna faz durante a corrida. Se seu abdômen não está fortalecido, você não conseguirá atingir o máximo do seu potencial durante a corrida nem no quesito velocidade nem no que diz respeito à duração da atividade. Se você não tem acesso à uma academia, faça exercícios sem peso em casa.
Nós recomendamos: Treino de abdômen para iniciantes
4. Não corra todos os dias.
Quando não estão se sentindo bem e toda a corrida parece muito trabalhosa e cansativa, os corredores tendem a pensar que isto é o reflexo de estar correndo pouco, mas cuidado, pode ser exatamente o contrário! Cuidado para não sobrecarregar o seu corpo - principalmente no início. Tenha dias de descanso!
5. Comece devagar todas as vezes.
Defina um curto período de tempo (3 à 5 minutos) e use-o para caminhar e ir, aos poucos, aumentando a velocidade até chegar no seu ritmo normal. Isto dá ao corpo a oportunidade de aquecer, "entrar no clima" da corrida e ainda evita lesões.
6. Um pouco mais de velocidade, quem sabe!
Inclua "sprints" na sua corrida, ou seja, segundos (10 à 30 segundos) onde você vai dar o seu máximo e correr bem rápido. Isto não só vai acelerar a queima de gordura como também vai fazer o resto da corrida parecer bem mais fácil.
Nós recomendamos: Música melhora o desempenho na atividade física
7. Vá mais longe.
Tente, a cada semana, aumentar um pouco mais a distância que você corre (poucos metros já bastam). É um jeito de se manter evoluindo sempre.
8. Troque de ambiente.
Esta questão é contraditória, pois enquanto umas preferem correr na rua, outras preferem a esteira. A questão é que, às vezes, você precisa trocar de ambiente. Corra na rua sempre que possível, há mais obstáculos, lombas, terrenos irregulares - o que é ótimo para seu corpo. Mas não hesite em ir para a academia usar a esteira em dias muito frios, muito quentes ou chuvosos.
9. Faça refeições leves e frequentes.
Se você esperar duas horas ou mais depois de se alimentar para iniciar a atividade física, seus níveis de açúcar no sangue vão estar menores do que deveriam, e você se sentirá mais cansada e menos disposta. Coma algum caboidrato leve logo antes de iniciar a corrida. Logo depois de acabar o exercício faça um lanche leve e balanceado.
10. Beba muita água.
Estudos mostram que mesmo uma redução de 2% de líquidos no corpo faz com que qualquer tipo de atividade física fique mais difícil de ser executada. A desidratação, mesmo que leve, desacelera o metabolismo e acaba com a sua energia. Leve sempre uma garrafinha de água com você durante a corrida.
Nenhum comentário: