Os melhores e piores alimentos para acabar com o inchaço abdominal

   Há alguns alimentos que são causadores de gases e, consequentemente, inchaço abdominal ou que, por outros motivos, fazem com que este tipo de inchaço apareça. Há também outros alimentos que ajudam a acabar com este mal. Conheça agora os melhores e piores alimentos para acabar com o inchaço abdominal:

Piores: Brócolis, repolho, couve

   A couve, o repolho e o brócolis são vegetais crucíferos - que contém rafinose - um açúcar que não é digerido até que as bactérias presentes no intestino iniciem um processo de fermentação, o que produz gases e, consequentemente, faz o seu abdômen inchar. Mas é melhor não eliminar esses vegetais da sua dieta, pois quem os consome frequentemente desenvolve um sistema digestivo mais saudável e forte com cada vez menos probabilidade de ocorrerem inchaços.

Piores: Legumes

   Isto provavelmente não é novidade para você, mas feijões, lentilhas, soja e ervilhas são alimentos causadores de gases. Eles são excelente fonte de proteína,  mas também contém açúcares e fibras que nosso corpo não consegue absorver. Então, quando os legumes atingem o intestino grosso, as bactérias lá presentes se alimentam do que não foi digerido e este processo leva à gases.

   Para facilitar a digestão, coma legumes junto com alimentos integrais de fácil digestão, como arroz  integral ou quinoa. Eventualmente, seu corpo vai se acostumar com estes alimentos. 

Piores: Leite

   Se você se sente estufada após algumas fatias de queijo ou uma tigela de cereal com leite, pode ser que você seja intolerante à lactose, o que quer dizer que o seu corpo não possui as enzimas necessárias para absorver a lactose (o açúcar presente nos derivados do leite). Isto pode levar à gases abdominais.

   Se este problema acontece com você, opte por produtos sem lactose (inclusive leites) ou produtos derivados de outras fontes além do leite.

Piores: Maçãs

   Uma maçã por dia pode te deixar longe do consultório médico por um bom tempo, mas não elimina os gases, pelo contrário! A maçã contém fibras, frutose e sorbitol - açúcar presentes em frutas que muitas pessoas possuem certo grau de intolerância. O resultado? Gases e sensação de inchaço.

   Contudo, nem todas as pessoas possuem esta intolerância! E vale lembrar que maçãs são uma opção maravilhosa de lanche, contendo aproximadamente 4,5g de proteína e 10% da quantidade diária recomendada de Vitamina C. Além disso, seu consumo é ligado à uma menor taxa de incidência de doenças cardíacas e respiratórias. 

Piores: Comidas com muito sal

   Alimentos com alto teor de sal e, consequentemente, de sódio, resultam em retenção hídrica - o que pode te deixar bem inchada. Infelizmente eliminar o sódio não é apenas cortar o sal da mesa, pois praticamente todos os alimentos industrializados contém certa quantidade de sódio - alguns chegam a 50% das suas necessidades diárias! Portanto, leia o rótulo antes de consumir qualquer alimento e faça boas escolhas!

Melhor: Pepino

   Muitas pessoas utilizam pepino para reduzir o inchaço ao redor dos olhos, e você pode ingeri-los para ter os mesmos resultados no abdômen! Ele vegetal contém quercetina, um flavonóide antioxidante que ajuda a reduzir o inchaço. 

Melhor: Bananas

   Alimentos ricos em potássio (banana, abacate, kiwi, laranjas e pistaches, por exemplo), previnem a retenção de água pois regulam os níveis de sódio no organismo, e isto acaba reduzindo o inchaço proveniente do grande consumo de sal e sódio.

Melhor: Mamão

   A enzima encontrada no mamão (papaína) ajuda a digerir as proteínas no sistema digestivo, o que faz a digestão mais fácil e rápida. Esta fruta também contém propriedades anti-inflamatórias e fibras que ajudam no bom funcionamento e fortalecimento do trato digestivo.

Melhor: Aspargos

   Aspargos são um alimento poderoso contra inchaço abdominal. Ele é diurético, fazendo com que você elimine o excesso de água do corpo, aliviando qualquer tipo de desconforto e até gases. Além disso, é um alimento probiótico, o que quer dizer que ele apóia a produção de bactérias boas no intestino, mantendo o intestino saudável e prevenindo/reduzindo gases.

Melhor: Iogurtes probióticos

   Assim como o aspargo, os iogurtes probióticos apóiam a produção de bactérias boas no intestino, mantendo o seu bom funcionamento e saúde.

Melhor: Gengibre

   Gengibre é um ótimo remédio para resfriados, músculos doloridos, cólicas e enjôos, além de combater o inchaço! Este alimento é um anti-inflamatório natural e combate problemas digestivos. Ele relaxa o sistema digestivo, aliviando inchaço e fazendo com que melhore o seu funcionamento. Contém também enzimas que absorvem proteínas, reduzindo o inchaço causado pelo alto consumo deste nutriente.


2 comentários:

  1. Não sabia que maçã pode dar inchaço e acho que nao me dá, ou é pq eu como sempre

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.