O que é o treinamento HIIT

O método de treinamento HIIT (High Intensity Interval Training - Treinamento de alta intensidade com intervalos) tem sido um treino muito popular do momento. Este tipo de treinamento é feito com estímulos anaeróbios de alta intensidade seguidos uma recuperação de baixa intensidade. 

   Originalmente, o HIIT foi desenvolvido há décadas por técnicos de atletismo para melhorar o desempenho de corredores.

   O HIIT é um ótimo método para queimar gordura corporal preservando a massa muscular, além de melhorar a capacidade cardiorespiratória, mesmo sendo de curta duração.

   Mas então, como funciona o HIIT?

   Neste tipo de treinamento, é importante fazer com que ele não seja muito longo. O ideal é manter o tempo curto e realizar o exercício da forma mais intensa e explosiva possível.

   O HIIT demora cerca de 10 a 30 minutos no máximo e não requer nenhum equipamento especial além do que você encontra na sua academia ou, se preferir, pode fazer com intervalos de corrida/caminhada sem aparelho algum.


   Há diversas possibilidade para fazer o HIIT, e uma delas é: 

   Você pode começar com tiros de corrida 15 a 30 segundos no máximo, dando 1 minuto de recuperação (caminhando ou parada) e diminuindo esse tempo de recuperação quando você ficar mais condicionado.

   A vatagem em relação ao treino tradicional de aeróbico é que, além de curto, o HIIT permite queimar até 150 calorias nas 12 horas após o treino, mesmo em repouso. Este tipo de treino acelera o metabolismo, que leva várias horas para voltar ao normal - gastando muito mais calorias.

   Existem vários exemplos de treinamento HIIT que podem ser feitos na esteira, elíptico, bicicleta, step, pulando corda, na rua, subindo morro, etc..

   Se tiver dúvidas e quiser realizar este tipo de treinamento, consulte um profissional da sua academia!

Fonte: 
Instagram da Atleta Aline Barreto @alinebarreto_oficial
STOPPANY, Jim. O Fantástico Programa HIIT (...). Disponível em http://www.bodybuilding.com/fun/o-fantastico-programa-hiit-de-8-semanas.html. Visto em 4 jul 2014.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.