Derrubando 5 mitos sobre a hidratação

Mito 1: Você precisa beber 8 copos de água por dia

Fato: A sua necessidade diária de ingestão de água por dia depende de vários fatores, como: sua dieta, altura, peso, nível de atividade física, metabolismo, entre outros. Para determinar a quantidade exata de água que você deve beber diariamente faça o seguinte: se pese todas as manhãs ao acordar por 4 dias consecutivos - que não sejam durante o período menstrual. Se você perder pelo menos 500g de um dia para o outro (se alimentando normalmente) quer dizer que no dia anterior você ingeriu poucos líquidos. Na manhã que seu peso diminuiu, beba água até o seu peso voltar a ser igual ao do dia anterior. Faça isto até adequar a sua ingestão diária de líquidos.


Mito 2: Beber apenas quando está com sede é suficiente.

Fato: Pessoas sedentárias até podem se dar bem utilizando-se deste lema, mas qualquer um que pratique atividade física deve beber mais água do que apenas quando aparece a sede. O exercício altera a percepção do corpo sobre a sede, pois faz você perder líquidos muito rapidamente e o cérebro não consegue processar toda essa perda em tempo real. Mantenha-se hidratada o dia inteiro e dê atenção especial para antes, durante e depois da atividade física, pois a água demora 60 minutos para chegar nos músculos - que realmente precisam de água.

Mito 3: Chá e café desidratam você

Fato: Se você não estiver consumindo 5 ou mais copos de bebidas com cafeína por dia (incluindo aqui cafés, chás e refrigerantes de cola), estas bebidas não vão te desidratar - pelo contrário! Qualquer bebida ajuda a hidratar o seu corpo. Mas é realmente importante que você fique atenta à contagem de caloria e nutrientes presentes nas suas bebidas, sempre lembrando que a água é a melhor opção para te manter hidratada.
 
Mito 4: Tomar água antes das refeições ajuda a perder peso

Fato: A água que você toma antes ou durante uma refeição dificilmente fará você comer menos (apenas ficar estufada, se for em grande quantidade) e também não fará a comida passar mais rápido pelo seu corpo. A água não se vincula à comida, saindo do estômago rapidamente e deixando apenas a comida para ser processada. Mas você pode usar a água à seu favor durante as refeições sim! Mas como? Coma bastante vegetais, pois devido à sua composição, eles são repletos de água que não se solta no estômago durante o processo digestivo, fazendo o trajeto junto com o bolo alimentar pelo intestino, e desta maneira você se sente satisfeita mais rápido, por mais tempo, e ainda ajuda a comida a ser processada mais rapidamente.

Mito 5: Apenas maratonistas precisam de bebidas esportivas (Gatorade, Powerade,...)

As bebidas esportivas foram inventadas para ajudar esportistas a se manterem em forma durante jogos ao ar livre em dias quentes, e elas podem ajudar você da mesma forma caso você vá fazer algo que exija do seu corpo e te faça suar muito. Estas bebidas ajudam pois, quando você sua, perde sal e água pelos poros, e as bebidas esportivas repõem os seus estoques do que foi perdido.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.