6 Sinais que você deveria estar comendo mais proteína

   Ultimamente as dietas "da moda" (dieta da proteína, paleo,...) visam muito o consumo da proteína, sendo que o próprio estilo de vida saudável de praticantes de musculação também acaba dando ênfase para o consumo deste nutriente. Desta maneira, o consumo de proteína acaba se tornando adequado na vida de quase todas as pessoas.

   O problema é que, caso você esteja consumindo muito pouca proteína, é algo que pode ser difícil de identificar. É ideal que fique atenta aos sinais do seu corpo (descritos abaixo) e, se você sente-os, deve adequar os níveis de proteína na sua dieta!

   Uma dieta de 2000 calorias pode conter a ingestão de 50 à 150g de proteína por dia, portanto, é difícil de saber a quantidade exata se você não está mantendo um diário dos nutrientes ingeridos diariamente. Níveis de atividade física, peso, idade e objetivos podem alterar a quantidade diária que cada um necessita.

   Fique atenta aos seguintes sinais do seu corpo:

Você sente um desejo incontrolável por doces
Um dos primeiros sinais de que você está comento pouca proteína: você sente desejo por doces e sente que nunca está satisfeita. Você pode pensar que a falta de proteína causa vontade de comer carne e ovos, não é mesmo? Mas uma das funções mais importantes da proteína é manter o açúcar no sangue em níveis normais, o que quer dizer que, quando você ingere pouca proteína, seu nível de glicose ficar desregulado, fazendo seu corpo pedir doces para normalizar estes níveis através de doces  que dão energia instantaneamente. 

Seu cérebro fica "nebuloso"
Um nível balanceado de açúcar no sangue é essencial para manter o foco, portanto, quando seu corpo está consumindo pouca proteína e o seu nível de glicose varia muito, você pode sentir o cérebro um pouco "nebuloso".

Queda de cabelo acima do normal
A proteína é parte importante de todas as células do seu corpo - incluindo os folículos capilares. Se os seus folículos capilares estão fortes, eles mantém o seu cabelo bem preso na sua cabeça, independente da movimentação, eventuais puxadas leves e vento passando através do cabelo. Se o seu corpo está recebendo pouca proteína através da alimentação, você pode começar a notar os seus fios ficando cada vez mais finos e com mais queda. (Cuidado pois isto também pode ser indicativo para outras doenças)

Você se sente fraca
Todas sabemos que a proteína é essencial para a construção da massa muscular. Se você não consumir proteína suficiente, vai começar a perder músculos. Como resultado, você vai se sentir mais fraca e incapaz de fazer os exercícios com pesos que fazia há algum tempo atrás.

Você fica doente constantemente
Seus músculos não são a única coisa que a proteína deixa mais forte, ela também compõe todo o seu sistema imunológico. Se você pega gripes ou infecções mais frequentemente que as outras pessoas e a sua saúde parece estar boa, pode ser culpa da deficiência de proteína. 

Unhas e pele secas e quebradiças
Nossa pele é um grande órgão que nos protege do exterior do nosso corpo, nos mantém protegidos. Se ela não está forte devido à falta de proteína, você pode começar a notar rachaduras e áreas muito secas e, no caso das unhas, quebras constantes e fragilidade.


3 comentários:

  1. Acho que eu naum como pouca proteina pq naum sinto nada disso. Almoço carne ou frang todo dia e adoro fazer omeletes pra mim de lanche

    ResponderExcluir
  2. E quem sentir so um item dos 6 citados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente os sintomas aparecem juntos, pelo menos 3 deles. Se for só 1, a causa mais provavelmente não é a falta de proteína.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.