6 Coisas que você não sabia sobre a Cafeína

Se você é daquelas loucas por café e não passa um dia inteiro sem tomar um cafezinho qualquer, vai adorar estas novidades sobre a cafeína presente na sua bebida favorita!

Café tem impacto positivo sobre a memória de longo e curto prazo.
Já foram feitas muitas pesquisas sobre os efeitos da cafeína na memória de curto prazo, mas estudos recentes indicam benefícios na memória de longo prazo também. De 300 a 400mg por dia podem proteger contra um declínio cognitivo e até o Alzheimer. 


Os efeitos da cafeína são praticamente imediatos.
A cafeína age muito rapidamente no corpo, estimulando o sistema nervoso, o que quer dizer que você se sentirá mais alerta instantaneamente após uma xícara de café. 

O total de cafeína em cada café varia bastante.
A não ser que você esteja tomando cafeína na forma de suplemento, você nunca saberá exatamente a quantidade de cafeína que está consumido. O café é um produto natural que varia na quantidade de cafeína de grão para grão naturalmente, portanto, tomar o mesmo café em dois dias diferentes não garante a mesma quantidade de cafeína nos dois dias. Se você quer tomar uma quantidade exata de cafeína diariamente ou em determinado horário do dia, apele para a suplementação.

Cafeína não te desidrata.
O café pode ser diurético, mas também tomamos certa quantidade de água nele próprio quando o ingerimos. O mito de que o café desidrata pode ser derrubado, pois não tomamos quantidade suficiente de cafeína para que isto aconteça. 

Não é apenas o café que é fonte de cafeína.
O chocolate (principalmente o amargo) também é uma ótima fonte de cafeína, sendo que ela também pode ser adicionada à uma infinidade de alimentos e bebidas - e é por isto que você encontra cafeína até em alguns medicamentos. Alguns chás - como o chá verde - são ótimas fontes naturais de cafeína.

Cafeína ajuda na performance esportiva.
Deixamos esta por último pois é algo que interessa à todas e merece muita atenção! A cafeína pode te ajudar muito na sua performance esportiva, independente de qual atividade você vá fazer - desde musculação à corrida e esportes tanto individuais quanto em grupo. Tome cafeína meia hora antes do início da atividade física para melhorar o estado de alerta, diminuir o tempo de reação e diminuir percepção do seu corpo sobre o esforço que está fazendo, fazendo com que você vá muito mais longe e supere limites.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.