10 Dicas básicas para quem vai começar a se exercitar

   Para que você que ainda não se exercita e está querendo iniciar alguma atividade, separamos estas 10 dicas para que você inicie esta nova etapa da sua vida bem preparada e não desista nunca!

   Você vai enfrentar problemas e dificuldades no caminho, e vamos estar aqui para te ajudar a superar todo e qualquer obstáculo!

   Para começar, siga estas 10 dicas que vão fazer o seu caminho ficar um pouco mais fácil:

1 – Não comece nenhum exercício sem antes fazer uma avaliação física. É importante checar seu atual estado de saúde, saber o ritmo certo que deves manter no começo das atividades, checar o percentual de gordura e colocar uma meta para que possa trabalhar para atingi-la.

2 – Não inicie caminhando nem correndo por conta própria, pois isto não é o mais adequado. Peça ajuda a um profissional de Educação Física para criar um programa de exercícios adequados ao seu dia a dia. Principalmente a caminhada, quando iniciada sem algum treinamento prévio, pode acarretar em lesões. Além disso, a chance de desistência é muito grande.

3 – Use roupas confortáveis! Se você escolher roupas quentes ou frias demais pode acabar querendo parar antes da hora, principalmente também se as roupas/tênis não forem confortáveis e adequadas para a atividade que estiver praticando.

4 – Converse com pessoas que já praticam atividades físicas e perguntem como elas se sentem, pergunte também o que fizeram de errado no início para que você não faça.

5 – Faça da atividade física parte da sua rotina! Se conseguir inclui-la no horário da manhã, melhor ainda, pois há menos chances de você deixar de faze-la. Marque um compromisso consigo mesma e cumpra!

6 – A atividade física deve ser algo que você goste! Não adiantar investir em exercícios que você ache chato e monótonos. Quanto mais identificação você tiver com o treino, mais fácil será a sua aderência a ele.

7 – Controle o apetite! De nada adianta queimar calorias na academia e se descuidar da alimentação no resto do dia. Mantenha uma alimentação saudável e evite alimentos gordurosos e doces. Uma alimentação equilibrada é fundamental para que os resultados apareçam.

8 – Intercale atividades aeróbicas com musculação, isso diminuirá a probabilidade de lesões e a monotonia do treino. Experimente aulas diferentes na sua academia: Jump, Kangoo, Spinning...

9 – Todas começam a se exercitar esperando resultados imediatos, ficando bem ansiosas por eles. Mas os resultados aparecerem ou não, vai depender da sua dedicação. Esqueça a balança e observe seu bem estar. Com a musculação, há a tendência de ganhar massa muscular e a perder gordura corporal, aumentando o peso corporal total - o que não deve preocupar você.

10 – Vai ser difícil no começo, mas resista! Você vai ficar cheia de preguiça de ir treinar, vai inventar mil desculpas… Mas aos poucos vai se adaptando, notando a diferença em você mesma e, quando menos perceber, não conseguirá mais ficar sem praticar atividade física!

2 comentários:

  1. É bem isso aí mesmo, quem começa é muito afoito e quer resultado logo mas nao é assim que funciona

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.