Chia - Quais os benefícios? O que é? Como consumir? E os valores nutricionais?

O que é a Chia?

   A Chia é uma sementinha de origem mexicana que está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, e não é por menos: ela foi eleita uma das melhores opções de cereais para a saúde. 

   Esse alimento é repleto de nutrientes, fornecendo alto teor de fibras, que forma uma espécie de gel no estômago, auxiliando na redução do apetite e aumentando a saciedade. 

   Além disso, a chia também fornece mais proteínas do que praticamente todos os outros cereais, como os flocos de milho, arroz, trigo e até mesmo a aveia. Outros nutrientes encontrados nela são cálcio, ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro e cobre. 

Compare a Chia com outros alimentos

A Chia possui:

6 vezes mais cálcio do que o leite integral;
8 vezes mais ômega 3 do que o salmão;
2 vezes mais potássio do que a banana;
15 vezes mais magnésio do que o brócolis;
3 vezes mais ferro do que o espinafre;
12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água.


Como ela é encontrada?

   A Chia é encontrada de três formas diferentes: em grãos, óleo a farinha. Confira algumas dicas de consumo para cada uma das formas encontradas:

GRÃOpode ser consumido puro ou misturado a frutas e iogurtes. Duas colheres de sopa do grão por dia é o ideal.

ÓLEOUse o óleo como tempero, acrescentando uma colher de sopa em saladas. Infelizmente, a versão líquida de chia não conta com o benefício das fibras, encontradas apenas na farinha e na versão em grãos. Os demais nutrientes permanecem os mesmos.

FARINHAadicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.

Valores nutricionais por 100g

Calorias: 536 
Carboidrato: 44g 
Proteína: 17,2g 
Gordura: 32,8g 
Fibras: 27,6g



Quais são seus benefícios?

Acaba com a fome

   A chia é uma ótima aliada nas dietas de emagrecimento e manutenção do peso, pois é fonte tanto de fibras solúveis quanto insolúveis. Elas ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre. Além disso, as fibras formam uma espécie de gel no estômago, o que torna a digestão mais lente e resulta em maior saciedade.

Ótima para reconstrução muscular

   Ajuda também a melhorar o rendimento de praticantes de atividade física por conter proteínas vegetais, ômega 3 e minerais que são perdidos pelo suor. 

Fonte de ferro

   Possui três vezes mais ferro do que o espinafre, sendo um ótimo alimento para prevenir e tratar a anemia. 

Tem ação antioxidante

   A chia possui antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, evitando envelhecimento precoce e prevenindo doenças.

Controle da pressão arterial

   A presença do ômega 3 faz com que a chia possua efeito anti-hipertensivo.

Colabora com a saúde cerebral

   A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um alimento ótimo para a saúde cerebral, pois eles compõe as células nervosas e melhoram a memória, reduzem a ansiedade e depressão.

Controla a diabetes

   Graças ao alto teor de fibras presente na chia, há uma melhora na sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia após as refeições. As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia controlada.

Bom para a saúde dos olhos e pele

   A vitamina A presente na Chia (20% das necessidades diárias em uma porção) protege tanto a saúde dos olhos quanto da pele.

Evita cãimbras

   O potássio presente na Chia participa na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercício físico todos os dias. 100g de Chia possui duas vezes mais potássio do que duas bananas grandes!


Um comentário:

  1. Faz mto bm mesmo, mas fui comprar e achei meio caro, mais caro que os outros grãos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.