6 Razões para as oleaginosas fazerem parte da sua dieta! (Nozes, Castanhas, Amêndoas,...)

   As oleaginosas são uma fonte natural de nutrientes como: gordura insaturada, cálcio, magnésio, potássio, manganês e selênio, nutrientes estes que carregam uma lista enorme de benefícios consigo! Precisa de mais razões para incluir estas delícias na sua alimentação? Aqui estão seis:


1- Arma poderosa contra perda de peso

   Já é hora de colocar a ideia antiga de que uma dieta deve ser livre de gorduras, pois já sabemos o quanto são essenciais para o organismo as gorduras saudáveis (insaturadas), além de serem essenciais também para o emagrecimento e a boa forma. 

   Lanches feitos com oleaginosas fazem você ficar mais satisfeita mais rápido e por mais tempo, levando à porções menores nas refeições seguintes. Além disso, comer de 30 à 35g por dia deste alimento acarreta em maior perda de gordura.

2- Melhoram a sua performance

   Exercício é o melhor aliado na perda de peso, como todas já sabem, e as oleaginosas são uma ótima fonte de energia para a atividade física. Consumir este tipo de alimento antes de se exercitar acarreta em menos consumo de oxigênio e mantêm o nível de glicose mais alto no sangue.

3- Acaba com as doenças do coração

   Seu coração ama oleaginosas não apenas por estar associado à perda de peso - que também melhora a saúde geral do coração - mas também porque o consumo deste alimento leva à menor incidência de várias doenças cardíacas. Apenas uma porção por dia já traz este benefício, independente do nível de massa corporal.



4- Prevenção contra o câncer pancreático

   Não apenas o câncer no pâncreas é um dos mais mortais em diversas partes do mundo, como também é muito difícil de fazer a sua prevenção e controle. Até recentemente achava-se que os únicos fatores que preveniam este tipo de câncer era parar de fumar e perder peso. Agora sabe-se que consumir oleaginosas é uma ótima técnica para prevenir este tipo de câncer.

   Mesmo com massa corporal alta, histórico de diabetes, sedentarismo e cigarro, as oleaginosas são boas para prevenir o câncer no pâncreas.

5- Combate inflamações

   A inflamação é uma resposta natural do corpo contra o estresse e, caso não seja tratada, pode virar algo crônico para a sua saúde. Felizmente, as oleaginosas combatem este mal, reduzindo a inflamação naturalmente.

   O consumo de 20 à 50 gramas diariamente já causa uma diminuição significativa nos níveis de inflamação do corpo, além de aumentar os níveis de substâncias anti-inflamatórias no sangue 

6- Melhora as funções cerebrais

   As oleaginosas melhoram diversos aspectos cognitivos do cérebro. Aqueles que consomem este tipo de alimento possuem níveis maiores de substâncias relacionadas à plasticidade sináptica, à liberação de neurotransmissores e à sobrevivência das células cerebrais, além de melhorar a capacidade de aprendizagem.


Um comentário:

  1. Sou completamente louca por nozes, amo demais, como com tudo, experimentem misturado com o molho do peixe, independente de qual for fica ótimo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.