10 Truques para não comer demais

   Se você batalha diariamente "contra a comida", possuindo muita dificuldade em não comer muito, tentando ferrenhamente se manter afastada de grandes quantidades de doces, gorduras e outras coisas que não devem entrar na sua dieta, siga estas dicas e melhore já o seu relacionamento com a comida:


   Conheça as suas necessidades: Quando a sua dieta não parece um jogo de adivinhações, fazendo com que você coma sempre o que ACHA que é melhor para aquele momento, fica mais fácil de mantê-la. Quem deve lhe ajudar com esta tarefa é um(a) nutricionista. Ele(a) vai lhe indicar o que deve ser ingerido a cada momento do dia e também vai lhe explicar o benefício de cada alimento, para que você não faça más decisões sem saber que as está fazendo.

   Conheça as quantidades: Você não terá certeza do quanto está comendo se não medir as porções. Compre  copos medidores e uma balança de cozinha para medição e, desta maneira, não coma a mais nem a menos. Dessa maneira, você fica satisfeita na medida certa e ainda saberá que está fazendo o que é melhor para o seu corpo.

   Nunca chegue à uma refeição com muita fome: Quando você chega em uma grande refeição com muita fome, há grandes chances de você acabar comendo demais, principalmente se o seu almoço/janta for em um restaurante livre ou à kg. Faça lanches saudáveis e balanceados entre cada refeição e acabe de uma vez por todas com este problema!

   Cozinhe apenas uma porção: Se você vai comer sozinha, cozinhe apenas uma porção. Se mais gente vai fazer a refeição com você, faça apenas uma porção para cada um dos integrantes da refeição (a não ser que seja uma ocasião especial). Desta maneira, você não vai precisar ficar lutando contra a vontade de comer mais sem necessidade.



   Coma em pratos menores: Se mesmo assim você enche demais o seu prato e acaba comendo muito, coma em um prato de sobremesa e não se dê o direito de repetir! 

   Coma sentada: Desligue as distrações, sente na mesa e aproveite a sua comida! Desta maneira, você come com mais calma e se sente mais satisfeita ao final.

   Cheque a sua respiração: Sua respiração está rápida e tensa? Coração acelerado? Respire fundo e controle a ansiedade antes de começar a comer, pense no que vai ingerir naquele momento. Ir para a mesa ansiosa faz você ter mais chance de não controlar as porções.

   Corte porções menores: Corte sua comida em porções menores que o normal a cada garfada. Isto engana o cérebro, fazendo-o achar que você comeu mais do que realmente comeu, fazendo com que você se sinta mais satisfeita com menos.

   Embale as porções extras: Se você fez porções a mais, sirva-se e já embale as porções, guardando-as na geladeira ou congelador e não dando à você mesma a chance de come-las.

   Toma chá após a refeição: após terminar de comer, ferva uma água, faça um chá quente e relaxe um pouco. Isto fará você se sentir satisfeita por ainda mais tempo e mais relaxada, dando menos chance para aquela fome que vem logo em seguida.

2 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas, mas principalmente da que fala sobre ansiedade. É verdade, mas nunca havia pensado nisso! Quantas vezes vou comer nervosa e nem penso no que estou comendo.. hora de mudar de hábitos tanto alimentares quanto psicológicos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, vc acabou de descrever muitos hábitos que eu tenho que eliminar kkkk as vezes parece que vcs me conhecem hahahhahahaha

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.