Saiba qual é o tipo certo de tênis para cada atividade física

   Cada vez vemos mais tipos de tênis nas lojas e, muitas vezes, não sabemos para que cada um deles serve exatamente e acabamos escolhendo pelas suas cores e modelos diferentes, bonitos e atrativos.

   É bom lembrar que os tênis não são todos iguais e que devem ser escolhidos cuidadosamente dependendo da atividade física que você vai praticar com ele.

   Saiba agora quais são os tênis mais adequados para cada atividade física:


O tipo certo de tênis para malhar

   Para malhar, os tipos de tênis mais indicados são os cross training de náilon, com reforço nas áreas do tornozelo e laterais dos pés. Eles devem ser leves, maleáveis e com tecido respirável. O conforto também é imprescindível, já que você vai fazer movimentos intensos e repetitivos com os pés.

O tipo certo de tênis para jogar futebol

   Durante o jogo de futebol é necessário certo equilíbrio para se locomover na grama, portanto, a sola do calçado deve ter gomos curtos que garantem aderência ao solo. Para que haja o controle dos passes e evitar lesões, o tênis deve ser um pouco mais justo do que um tênis normal.

O tipo certo de tênis para jogar futsal

   O futsal é um esporte de velocidade e movimentos rápidos, o que faz com que você precise de um tênis que permita que se desloque sem lesionar a perna, pé ou tornozelo. Para tal, a sola deve conter ranhuras que dão maior estabilidade. É importante também que o bico da chuteira seja mais duro para evitar dores ao chutar a bola.

O tipo certo de tênis para correr

   O tênis para correr deve ter um bom sistema de amortecimento, com ventilação e tecido fácil de lavar e secar - para evitar umidade e mau cheiro. Ser leve também é uma característica importante para a corrida.

O tipo certo de tênis para jogar tênis

   O ideal é que seja de couro, com reforço na parte frontal e sola lisa para que a atleta possa deslizar lateralmente na quadra.

O tipo certo de tênis para jogar basquete

   Para jogar basquete, o indicado é que o tênis seja de cano longo para proteger e firmar a região do tornozelo, evitando lesões. O solado é diferente para cada posição:

- A pivô precisa de ranhuras em espiral para facilitar o movimento de rotação;
- A armadora deve usar um solado mais fino e flexível para garantir agilidade;
- As outras jogadoras podem usar tênis de cano mais curto que facilitam os movimentos.

O tipo certo de tênis para jogar vôlei

   É importante que o tênis de quem joga vôlei possua amortecimento reforçado na ponta, pois há uma grande quantidade de saltos e a parte da frente do pé é a primeira a aterrizar. É importante que o solado possua ranhuras para não escorregar.



Fontes:

BOA FORMA. 9 tênis para você (...) Disponível em http://mdemulher.abril.com.br/dieta/fotos/atividade-fisica/9-tenis-voce-ir-academia-estilo-738401.shtml#10. Visto em 7 mai 2014.
CORPO A CORPO. O tênis ideal (...) Disponível em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-aerobico/o-tenis-ideal-para-cada-atividade-fisica/3605. Visto em 7 mai 2014.
SHAPE. O tênis ideal (...) Disponível em http://revistashape.uol.com.br/shape/fitness-shape/o-tenis-ideal-para-cada-tipo-de-atividade-fisica/. Visto em 7 mai 2014.

Um comentário:

  1. Sempre pergunto na loja antes de comprar! ^.^ Como só malho e corro, compro sempre tenis de corrida e uso pra malhar, e servem que é uma maravilha!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.