Fortaleça seus tendões e ligamentos e evite problemas!

   Você sabia que os tendões e ligamentos também são, assim como os músculos, estruturas importantíssimas para um corpo hipertrofiado? O fortalecimento dos tendões e ligamentos é possível e extremamente recomendado, para evitar o aparecimento e ajudar no tratamento de lesões.


O que são e para que servem os tendões?

   Tendões são “cordões” fibrosos de tecido conjuntivo, compostos por fibras colágenas que se entrelaçam. Eles são uma extensão dos músculos que tem a função de fixar os músculos aos ossos. Devido aos tendões é possível o movimento de um segmento ósseo, pois quando há contração de um músculo, o seu tendão traciona o osso.

   Eles são realmente importantes para todos os movimentos do nosso corpo, isso significa que fortalecê-los é muito importante para evitar inflamações, inchaços e até mesmo a ruptura deles mesmos. Tendões e ligamentos são treináveis e podem aumentar de diâmetro, evitando assim a ruptura deles.

   Fortalecer os tendões é simples, basta realizar um treinamento de musculação com pesos, com alto volume e baixa intensidade. Ou seja, deve-se executar um alto número de repetições (de 20 a 30) com uma carga baixa a moderada. O objetivo não é provocar adaptações no músculo, mas sim nos tendões, especialmente se já houver histórico de lesão nos tendões, tenha muita cautela na hora de selecionar as cargas!




Fontes: Treino Total e eHow

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.