4 Motivos para você controlar o seu peso sempre

1. Obesidade pode acabar com a sua visão


   Segundo o doutor Renato Neves, oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, a obesidade causa impacto negativo direto sobre a visão, sendo que pode até desencadear problemas sérios com o passar do tempo. 

“Estudos norte-americanos mostram que consumir carboidratos com alto índice glicêmico, ou seja, que se transformam rapidamente em açúcar, aumentam as chances de a pessoa desenvolver degeneração macular relacionada à idade, que é uma doença degenerativa da visão e uma das causas de cegueira na terceira idade”.

   Neves diz que bolos, biscoitos, pizzas, pão branco e todos os tipos de doces têm índice glicêmico mais alto do que alimentos como arroz integral e legumes. 

“Além da degeneração macular, como a obesidade também acaba favorecendo o aparecimento do diabetes, há também sérias complicações nesse sentido”.

2. Obesidade e sobrepeso podem causar infertilidade


Pesquisadores da Universidade de Valência, na Espanha, revelaram que o endométrio de mulheres com sobrepeso ou obesas apresentar, muitas vezes, problemas relacionados à fertilidade.

   Segundo a ginecologista Silvana Chedid, especialista em Medicina Reprodutiva, mulheres obesas têm mais dificuldade para engravidar e estão mais propensas a sofrer um aborto. 

“O excesso de peso tanto pode surtir efeito nos ovários, onde os óvulos são produzidos, como no endométrio, onde são depositados os óvulos fertilizados. Além disso, o excesso de peso põe em risco a saúde da mãe e do bebê, podendo favorecer o surgimento de diabetes gestacional ou mesmo hipertensão”.

3. Obesidade e sobrepeso podem acabar com a sua mobilidade

   Jovens que possuem sobrepeso ou são obesos podem estar condenados à cirurgia de quadril no futuro. Pesquisas mostram a importância de manter o peso ainda na infância e adolescência, já que, na fase adulta, os riscos de sofrer de artrite severa e necessitar passar por uma cirurgia do quadril são três vezes maiores.

“O impacto de ser um jovem obeso ou estar sempre com sobrepeso é muito maior sobre as articulações do quadril e joelho do que aquela pessoa que engordou depois dos 40 anos”, diz o ortopedista Lafayette Lage, especialista em cirurgias de quadril e medicina esportiva.

4. Obesidade e sobrepeso trazem consigo problemas de coração

   A obesidade é apontada como o principal fator de risco para o aumento da pressão arterial e, conseqüentemente, para as doenças do coração. Um estudo americano desenvolvido na Boston University School of Medicine revela que mesmo as pequenas perdas de peso contribuem para diminuir os riscos de hipertensão.

“Não é necessário perder 20 quilos para sentir benefícios à saúde. Ainda assim, quanto mais acima do peso o paciente estiver, tanto mais massa extra ele terá de se livrar”, diz Otávio Gebara, médico cardiologista do Instituto de Cardiologia de São Paulo.

   Os hábitos desregrados de hoje recairão sobre a saúde amanhã, facilitando o aparecimento de doenças e favorecendo o envelhecimento precoce. Cuide-se hoje e sempre! As vezes, mudanças radicais no estilo de vida são necessárias para que você possa viver toda a sua vida melhor! Mude e sinta a diferença no seu corpo e na sua saúde!




Fontes: 

Dr. Renato Neves, oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos
Dra. Silvana Chedid, ginecologista especialista em Reprodução Humana e diretora da clínica Chedid Grieco Medicina Reprodutiva
Dr. Lafayette Lage, ortopedista especialista em cirurgias de quadril e medicina esportiva, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta
Prof. Luiz Gonzaga Leite, chefe do setor de psicologia do Hospital Santa Paula
Dr. Fabrício Torres, cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr. Otávio Gebara, médico cardiologista do Instituto de Cardiologia de São Paulo
Dra. Sandra Houly, clínica geral do Hospital Santa Paula
Disponível em http://www.treinototal.com.br/revista/2008/10/11/seis-motivos-para-comecar-a-controlar-o-seu-peso/

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.