24 Segredos da Boa Nutrição

1- Beba aquela segunda xícara de café

   Beber duas xícaras de café por dia reduz a incidência de diabetes em adultos, de acordo com estudo do American Journal of Clinical Nutrition.

2- Sirva os seus pratos fora da mesa onde vai comer

   Quem se serve fora da mesa onde vai comer e leva para a mesa apenas o prato já pronto com o que vai ser consumido come 35% a menos do que aqueles que fazem as suas refeições iniciando com o prato vazio e com todas as opções de comida na sua frente, estilo "refeição em família".

3- Pense antes de beber qualquer coisa

   Uma pessoa normal bebe em média  400 calorias por dia e, junto com isto, vem aproximadamente 10 colheres de açúcar todos os dias. Essa conta inclui apenas aqueles sucos, refrigerantes e chás prontos que se consome durante as refeições. Troque essas bebidas repletas de açúcar por opções sem calorias e sem açúcar e mude seu corpo e melhore sua saúde sem fazer esforço algum!

4- Recorde-se

   Aqueles que pensam na sua última grande refeição antes de fazer um lanche comem 30% menos calorias do que aqueles que não param para pensar. A teoria é a seguinte: lembrar-se do que você almoçou lhe lembra do quão saciante foi a refeição, lembrando da sua qualidade e das quantidades. Desta maneira, você fica menos tentada a abusar dos lanchinhos!

5- Coma proteína em todas as refeições

   Aqueles que incluem proteína em todas as refeições do dia, inclusive nos lanches, tendem a perder mais peso e se sentir menos privados de comida do que aqueles que comem pouca proteína. A proteína é o melhor nutriente para acelerar o seu metabolismo, suprimindo o apetite e ajudando a comer menos nas refeições seguintes.

6- Prefira o pão integral

   O pão integral, ao contrário do pão branco, contém fibras que auxiliam no fluxo intestinal, além de diminuir os riscos de câncer e doenças do coração.

7- Coma peixe

   O consumo de peixes ricos em gorduras boas traz inúmeros benefícios e pode ser feito diariamente, mas apenas duas vezes por semana já trazem benefícios. As melhores opções são: salmão, atum, arenque, cavala e truta.



8- Assine newsletters e siga páginas que te inspiram

   Assine newsletters de páginas com conteúdo fitness e de nutrição que te inspiram! Já assinou a Newsletter do blog Mulher Malhada? Cadastre-se aqui na barra à direita! Siga também no facebook todas as páginas que possuem dicas e inspirações diárias!

9- Corte 1/4 das porções

   Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que reduzir 25% do tamanho das porções faz com que você coma muito menos calorias - tudo isso sem sentir mais fome depois de comer! Quando for se servir, pense no que seria uma boa porção para você e, ao se servir, deixe 1/4 da porção de fora, pegando o resto.

10- Desligue a televisão

   Pesquisadores da Universidade e Massachusetts descobriram que pessoas que assistem televisão durante as refeições consomem, em média, 288 calorias a mais do que aqueles que não o fazem.

11- Abaixe o garfo enquanto mastiga

   Comer mais devagar aumenta os níveis de hormônios que fazem com que você se sinta satisfeita mais rápido.

12- Opte pelo pão de centeio ao invés do de trigo

   Aqueles que preferem centeio ao invés de trigo pela manhã ficaram mais satisfeitos por até 8 horas após o café da manhã do que aqueles que preferiram trigo. Isto ocorre graças à grande quantidade de fibra no centeio e baixíssimo efeito nos níveis de açúcar do sangue. Como resultado, você vai comer menos no lanche e no almoço.

13- Coma um punhado de frutas e vegetais todos os dias

   Frutas e vegetais não são importantes apenas para o emagrecimento saudável, elas também aumentam os resultados de testes cognitivos daqueles que comiam este tipo de alimento todos os dias quando comparado com aqueles que não o faziam.

14- Tome chá verde

   Acelera o metabolismo e a queima de gordura, possui antioxidantes, é diurético, faz você ter ossos mais fortes e até atua contra o mau hálito. Quer mais motivos?

15- Se exercite antes do almoço ou da janta

   Ao se exercitar antes de alguma das grandes refeições, esta próxima refeição vai te fazer mais satisfeita com menos calorias, assim como os lanches seguintes.

16- Está de ressaca? Coma aspargos

   Quando pesquisadores Sul-Coreanos expuseram um grupo de células do fígado humano próximo ao extrato de aspargo, o extrato suprimiu os radicais livres das células do fígado e mais do que dobrou a atividade de duas enzimas que metabolizam o álcool. Isso quer dizer que a ressaca passa duas vezes mais rápido!

17- Durma 8 horas por noite

   Sono demais ou a menos pode adicionar alguns kgs extras.

18- Conheça a sopa de missô (Missoshiru)

   As algas presentes nesta sopa japonesa ajudam a diminuir a pressão sanguína, além de ajudar na digestão.

19- Tome zinco

   Verifique se o seu multivitamínico diário possui zinco. Apenas 15mg por dia fazem com que a sua imunidade aumente, combatendo infecções facilmente.

20- Coma as suas comidas favoritas

   Uma boa nutrição não é privação alimentar, mas sim, fazer as escolhas certas. Se você ama hamburguer, nada de comer um de 1000 calorias se há outro de 500 calorias à sua disposição, sendo que este também vai satisfazer a sua vontade. Opte por aquilo que você gosta, mas sempre nas versões mais saudáveis.

21- Escolha alimentos com poucos ingredientes

   Evite que aditivos químicos, xarope de milho de alta frutose, conservantes, adoçantes e corantes artificiais acabem no seu prato. Quanto menos ingredientes um alimento possuir, mais livre de aditivos químicos ele é.

22- Coma pipoca de lanche

   Escolha opções caseiras de pipoca, com pouco óleo, mínimo de sal e nada de açúcar, e a pipoca se torna um alimento saudável e nutritivo, repleto de fibras e nutrientes.

Leia também:
Saiba mais sobre os benefícios da pipoca
23- Coma nozes de lanche

   Comer 3 ou 4 nozes por dia aumenta o bom colesterol, diminuindo o mau colesterol.

24- Proteína no café da manhã

   Não coma só carboidratos no café da manhã, pelo contrário: reduza um pouco a quantidade de carboidratos (mas não anule) e inclua alguns ovos mexidos ou whey protein. A proteína faz você ficar satisfeita por mais tempo do que apenas carboidratos.

2 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas! Muitas já faço, e outras vou aderir com certeza, como por exemplo a do café kkk adorooo café

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas..Será de grande ajuda para mim

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.