10 Benefícios do Pilates

O Pilates é uma atividade que pode ser usada tanto para substituir quanto para complementar a musculação, depende de seus objetivos. 

Além disso, o Pilates é uma atividade que traz incontáveis benefícios. Leia 10 deles e veja se esta atividade tem a ver com você:

1 – O Pilates se adapta a qualquer nível de aptidão e necessidades

O Pilates é uma atividade acessível à todos, independente se você acabou de começar a se exercitar ou já é experiente em diversas outras modalidades, o Pilates sempre vai ter atividades adequadas para você, que vão exigir além de onde você já alcança.



2 – Pilates é um exercício para o corpo inteiro

Durante o treinamento, o Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrado, nunca desenvolvendo uma parte do corpo a mais do que outra, mas sim, promovendo força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações.

3 – Melhora a flexibilidade

Grande parte dos exercícios do Pilates trabalham para garantir um alumento do alongamento dos músculos e amplitude de movimento das articulações. 

4 – Cria força sem aumento de massa muscular

O objetivo do Pilates não é construir músculos grandes e definidos, mas sim, construir músculos tonificados que funcionam perfeitamente no contexto do corpo como um todo, e a adequação funcional às necessidades de uma pessoa como eles se movem ao longo da vida.

5 – Desenvolve a força do núcleo

Os músculos do núcleo do corpo são os músculos profundos das costas, abdome e do assoalho pélvico, que dão o apoio para as costas, garantindo boa postura e padrões de movimentos eficientes. Quando o núcleo é forte, a estrutura do corpo é suportado.

Isso significa que o pescoço e os ombros podem relaxar, e o resto dos músculos e articulações são livres para fazer o seu trabalho. Um outro benefício é que o núcleo de formação promove um abdome liso e definido.

6 – Melhora a postura

No Pilates você treina o corpo para expressar-se com força e harmonia. A boa postura é um alinhamento apoiado por um núcleo forte, que é o que o Pilates trabalha. 

7 – Aumenta a Energia

Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais você exercita, mais energia você tem e mais você gosta de fazer. 

8 – Promove a perda de peso e longo prazo

Se você pratica Pilates regularmente, seu corpo irá mudar. A longo prazo, cria músculos fortes, melhora o tônus e equilíbrio muscular, traz uma boa postura e ensina como se mover com facilidade e graça. 

Se você quer perder peso, a fórmula continua a mesma: queime mais calorias do que você consome. Como método de atividade física para todo o corpo, o Pilates ajudará você a fazer isso. 

9 – Aumenta a consciência corporal

No Pilates pratica-se cada movimento com total atenção. Quando nos exercitamos, o corpo e a mente se unem para trazer o maior benefício possível de cada exercício. Os princípios de Pilates – centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo – são os principais conceitos que se usa para integrar corpo e mente.


10 – Há muitas maneiras de aprender Pilates

A popularidade crescente do Pilates o colocou no mapa de todo o mundo, e isso é bom porque quando você começar o treinamento de Pilates, é importante começar em um estúdio ou academia, e de preferência com um instrutor certificado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.