O que escolher: Óleo, Semente ou Farinha de Linhaça?
A linhaça é um alimento muito benéfico para o corpo (Veja aqui 16 benefícios da linhaça) e traz inúmeros benefícios, tais como a ajudar no controle de peso, manter um coração saudável, prevenção de doenças, entre outras.
Aqui vamos ajudar você a escolher a melhor maneira de inserir este poderoso alimento na sua alimentação diária: em óleo, semente ou farinha. Tudo vai depender não apenas do que você acha mais prático para o dia a dia, mas também dos benefícios e propriedades de cada um:
Óleo de linhaça
O óleo de linhaça perde um pouco para a farinha e a semente devido à ausência de fibras, além de possuir o gosto totalmente diferente do azeite de oliva, sendo mais amargo. Fora as fibras, todos os outros nutrientes da linhaça são mantidos no óleo.
A vantagem dele é que possui maior quantidade de gorduras benéficas do que a semente e a farinha, além de sua praticidade. Basta acrescentar um fio de óleo para temperar saladas, carnes, ou o que você preferir.
Há também versões em cápsulas, que podem ser tomadas de maneira super prática, sem gosto, mantendo todos os benefícios deste alimento.
Semente de linhaça
A semente de linhaça possui uma casca super grossa que tem a função de proteger os nutrientes presentes no interior dela. O único problema é que, muitas vezes, a casca faz tão bem a sua função que o organismo elimina a semente intacta, sem ter aproveitado nenhum dos seus nutrientes.
Para quebrar este ciclo, basta mastigar bem os alimentos que contém semente de linhaça.
Outro ponto a favor é a sua praticidade. Por não possuir praticamente gosto algum, pode ser adicionada à receitas (massas, bolos, omeletes,...) sem prejudicar o sabor dos alimentos.
Farinha de linhaça
A farinha de linhaça é a semente de linhaça triturada, ou seja: contém todos os benefícios da linhaça da forma que o corpo consegue aproveitar absolutamente tudo que a linhaça oferece. Se você triturar a linhaça em casa, terá ainda mais benefícios.
O porém é que a linhaça triturada fica com gosto forte e meio amargo, podendo danificar o sabor de receitas.
AChei bacana ter cápsulas com o óleo da linhaça, valeu a dica!
ResponderExcluir