Música melhora o desempenho na atividades físicas

   Talvez dessa você já soubesse e utiliza a música durante os seus treinos tanto de força quanto de cardio: a música melhora o desempenho na atividade física!

   Os benefícios são muitos, atuando de diferentes formas no corpo e na percepção daquele momento de atividade. Quando alguém corre ouvindo música, a frequência cardíaca sofre menor variabilidade, ou seja, há uma rápida estabilização no consumo de oxigênio, mantendo a frequência cardíaca mais estabilizada do que quando se corre sem música.


   A música torna a atividade física melhor, mais agradável, faz aquele momento ficar mais animado e passar mais depressa, previne a monotonia, ajuda no ritmo da corrida e até diminui a sensação de cansaço. Não quer dizer que você está fazendo mais esforço com ou sem música - não, mas só por aquele momento parecer melhor para você devido à música, todos esses benefícios já são sentidos!

   Você pode escolher a música que mais gosta para ouvir durante a atividade física, mas deixe as mais animadas para sessões intensas de cardio, como corrida, pois o ritmo intenso da música - quer você queira, quer não - acaba ditando o ritmo dos seus passos.

   Atividades físicas ao ar livre também recebem os benefícios de uma boa música, que tira aquela sensação de desconforto psicológico que pode ocorrer, criando um contexto agradável e fazendo com que você continue se exercitando por mais tempo, se sentindo bem!

   Agora é só preparar o playlist e ir se exercitar! Bons treinos!




Fonte:

NALIN, Natane Fernandes. GRILLO, Denise Elena. Efeitos do Acompanhamento musical em praticantes de caminhada ou corrida em esteira. Disponível em http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Pesquisa/pibic/publicacoes/2011/pdf/edf/natane_fernandes.pdf. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Um comentário:

  1. Boaaa, nada como malhar escutando uma música boa e animada pra dar um up

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.