Elíptico ou Esteira? Prós e Contras de cada um

Quero trabalhar mais meus músculos

Se você está procurando uma atividade para trabalhar bem todos os músculos do corpo, escolha a esteira! Nela, você trabalha panturrilha, quadríceps, posterior da coxa, glúteos e, de maneira secundária, também trabalha o abdômen, o músculo sacroiliolombar e os braços. Devido ao elíptico ser uma atividade de menos impacto, solicita menos os músculos para estabilização do corpo, trabalhando apenas membros inferiores.


Não tenho um bom condicionamento físico

Se você está começando agora com atividades físicas, pode escolher tanto o elíptico quanto a esteira. Uma iniciante consegue fazer tanto uma caminhada leve na esteira quanto um programa de menor intensidade no elíptico, vai depender de você. 

Sofro dor nas articulações

Para quem sofre de dor nas articulações, o elíptico é a melhor opção, pois é um exercício sem impacto. Ele simula uma caminhada sem tensão nas articulações, pois não é necessário tirar o pé do aparelho durante o exercício. 

Quero emagrecer, queimar mais calorias

O gasto calórico varia entre cada pessoa, dependendo de aspectos como: idade, condicionamento físico, metabolismo, idade, clima, intensidade e duração do exercício. A média do gasto calórico da esteira e do elíptico é a mesma, podendo variar de 300 a 500 calorias gastas por hora, dependendo dos aspectos citados anteriormente.

Acho muito monótono

A atividade feita na esteira pode sofrer mais variações do que aquela feita no elíptico, pois na esteira os programas podem sofrer variações que simulam subidas e descidas, maior e menor velocidade, enquanto no elíptico não há tantas variações - a velocidade depende do seu esforço, mas a carga pode ser aumentada. Para quem não sofre de dor nas articulações, pode-se alternar entre os dois aparelhos.

Estou muito acima do peso ideal

Quem está muito acima do peso ideal pode escolher a esteira para fazer caminhadas ou o elíptico, que não gera tensão nas articulações. Velocidades altas, cargas pesadas e corridas devem ser feitas após o peso já não prejudicar articulações, pois, antes disso, pode causar lesões. O elíptico, por simular um caminhada totalmente sem impacto, acaba sendo mais seguro para quem se encontra nesta situação.

Tenho medo de me lesionar

O elíptico oferece menor risco de lesões, devido à ausência de impacto.


4 comentários:

  1. Prefiro a esteira!!!!! Aquele elíptico dá vontade de largar tudo no meio do exercício, muito chato

    ResponderExcluir
  2. Excelente comparação meninas! Tiraram minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  3. acho os dois mto chatos, prefiro correr na rua

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.