Diferença entre treinar em séries e em circuito

   Quando se faz exercícios de musculação na forma de circuito, sem descanso entre cada um deles, seu corpo continua gastando calorias por muito mais tempo depois do fim do treino. (12 exercícios realizados em circuito podem gerar um efeito maior de queima de gordura durante até 38 horas seguintes à sessão). Esse é o chamado efeito afterburn e é a base dos melhores programas de perda de gordura. 

   Estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) demonstrou que a ordem dos exercícios feitos em circuito não altera a quantidade de calorias que será queimada nem durante o treinamento nem durante o aferburn. 

   Já se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, a  ordem de exercícios e o tempo de descanso devem ser respeitados, sendo as séries de repetições com descanso uma técnica mais eficiente. Ainda com o objetivo de ganho de massa magra, também podem ser combinados exercícios em circuito com exercícios feitos em séries e repetições isoladas - depende do seu objetivo e nível de treino. Se tiver dúvida sobre seu treino, converse com o instrutor da sua academia!


Fontes: 

da Silva, Rodrigo Lavinas. Brentano, Michel Arias. Kruel, Luiz Fernando Martins. Efeitos de dois métodos de treinamento resistido no gasto calórico pós-exercício. http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/57867/Resumo_200701140.pdf?sequence=1. Salão de Iniciação Científica (19. : 2007 : Porto Alegre, RS). Livro de resumos. Porto Alegre : UFRGS, 2007.

Silveira Pinto, Ronei. Lupi, Renata. Brentano, Michel Arias. Respostas metabólicas ao treinamento de força: uma ênfase no dispêndio energético. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2011. 13(2):150-157


3 comentários:

  1. Bem esplicadinho! sou personal e eh essa a ideia mesmo, quanto maior o esforco e menor o descanso, mais calorias se vão!

    ResponderExcluir
  2. Éé meninas, e de nada adianta se matar fazendo circuito e depois nao cuidar da alimentação. Treino em circuito sozinho não faz milagres, mas junto com uma alimentação legal faz muuito!

    ResponderExcluir
  3. É o que minha teacher sempre me fala msmo.. tem que se puxaaaar

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.