Cuidado! Deficiência de cálcio pode retardar o metabolismo!

   O Cálcio é, de longe, o mineral mais abundante no nosso corpo, sendo extremamente importante para todo o organismo pois participa de diversos processos, como: é responsável por formar os ossos, dentes, participar das funções de diversos hormônios, na ativação e liberação de várias enzimas, coagulação sanguínea e até mesmo na contração muscular. 


   Estudos recentes sugerem a relação do cálcio com redução de gordura corporal e de peso. O cálcio pode reduzir a absorção de gordura no intestino, facilitando sua eliminação e evitando o seu acúmulo. 
Dietas com alto consumo de cálcio possuem um aumento na excreção fecal de gordura saturada em torno de 6 a 13% por dia, o que é ótimo!

   Já o baixo consumo de cálcio favorece o aumento das concentrações sanguíneas de vitamina D e paratormônio (PTH), que desempenham função importante no controle das células de gordura, aumentando o acúmulo. Estima-se que os níveis de ingestão de cálcio possam explicar as variações de 3% a 10% do peso corporal de uma mulher adulta.

   As principais fontes de cálcio são:

-Leites e seus derivados (queijos, iogurtes, ricotas);
-Vegetais folhosos verdes escuros (agrião, espinafre, couve);
-Gergelim;
-Amêndoas;
-Sardinha;
-Bacalhau;
-Soja;
-Brócolis;
-Tofu;
-Feijões.

   A necessidade diária individual de cálcio varia de acordo com a faixa etária. Para saber sua necessidade diária, consulte um nutricionista!

   O cálcio desempenha um papel fundamental na regulação do seu metabolismo da gordura, e ajudará a determinar se você queimará as calorias ou irá armazena-las como gordura. Uma dieta que é rica em cálcio pode ajudar você a queimar mais gordura!



Fonte

2 comentários:

  1. Boa dica! No meu multivitaminico tem calcio, importante saber o bem que ele nos faz!

    ResponderExcluir
  2. Bom saber, nao sabia que o calcio era tao importante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.