Conheça 11 prejuízos que a falta de sono traz para a saúde

   Dormir bem é essencial para que qualquer pessoa recupere suas energias e mantenha o corpo em pleno funcionamento, sendo que a falta aguda de sono pode causar vários transtornos para o organismo. Sem o sono adequado, atividades complexas ou que necessitem reflexos rápidos ficam seriamente comprometidas. 

   Conheça agora 11 malefícios que a falta de sono traz para o corpo:


1- Baixa a imunidade corporal: O sistema imunológico necessita de descanso para que, quando for ativado, responda às ameaças com eficiência. Um estudo feito pela UNIFESP comprovou o elo entre a falta de sono e a maior suscetibilidade para resfriados, sendo que quatro dias inadequados de sono já são o bastante para baixar as defesas do corpo. Já um estudo feito pela Universidade de Lübeck, na Alemanha, comprovou que a falta de sono compromete até mesmo o efeito de vacinas, diminuindo os anticorpos contra determinada doença mesmo após a pessoa já ter sido vacinada contra ela.

2- Aumenta o risco de AVC: a falta de sono aumenta o risco de acidente vascular cerebral mesmo sem estar acima do peso ou ter histórico familiar. Adultos que dormem menos de seis horas por noite têm quatro vezes mais chances de sofrer deste mal.

3- Danos ao coração: dormir seis horas ou menos por noite aumenta em 48% as chances de desenvolver doenças no coração.

4- Obesidade/Dificuldade para se manter em forma: pouco sono estimula a necessidade por alimentos gordurosos em grandes quantidades, pois menos de seis horas de descanso causam alterações na produção de hormônios que equilibram o apetite. Para compensar o cansaço, o organismo alavanca a produção de grelina, um hormônio que dispara a fome, e diminui a de leptina, que mantém a fome sob controle.

   Na Universidade de Chicago, foram avaliados dez participantes que remodelaram seu cardápio para emagrecer em dois momentos diferentes: um em que podiam descansar por mais de oito horas e outro em que só podiam descansar por pouco mais de cinco horas. Resultado: nos dois períodos, a perda de peso foi similar, porém, quem dormiu mais teve maior perda de gordura. 

5- Aumenta o risco de morte: dormir menos de seis horas por noite diminui a expectativa de vida.

6- Aumenta o risco de diabetes: mesmo com dieta saudável, dormir pouco aumenta a resistência das células do corpo à insulina, fazendo o nível de glicose subir.

7- Perda de memória: a falta de sono, se for constante, pode levar a danos cognitivos permanentes e deteriorações cerebrais. Mas mesmo em se for por apenas um dia, neste dia certamente você estará esquecida e sem foco.

8- Envelhecimento precoce: Olheiras e danos visíveis à pele são indicativos de falta de sono, pois os vasos sanguíneos que irrigam a pele ficam comprometidos. Os órgãos internos também sofrem danos, sofrendo envelhecimento precoce do tecido. Uma das razões disso acontecer é a falta da melatonina no corpo, hormônio indutor da sonolência que é secretado durante o sono. Este hormônio é um poderoso antioxidante insubstituível para o corpo.

9- Danos nos ossos: a falta de sono contribui significativamente para a osteoporose. Dormir pouco impede que ocorra a reparação dos danos aos ossos.

10- Risco de câncer: dormir pouco também gera mais chances do desenvolvimento de câncer, principalmente de mama. Dormir mais de sete horas diminui o risco.

11- Problemas Sexuais: homens que dormem pouco têm um risco três vezes maior de sofrerem com disfunção erétil. Um dos principais motivos é a diminuição dos índices de testosterona, sendo que as taxas do hormônio sexual masculino só voltam ao normal sete dias após apenas uma única noite maldormida.


E se a causa for a insônia?

   Por trás de noites mal dormidas pode estar a insônia, um motivo maior e fora do controle de muitos. Ela é caracterizada pela dificuldade em atingir um sono de qualidade. 

   A fadiga, a sonolência diurna, desempenho lento e mau humor durante o dia são os principais sintomas da insônia. 

   O tratamento varia e deve ser indicado por um médico, sendo que envolve mudar algum comportamento ou uso de medicamentos. 

   Para não sofrer de insônia, é importante criar uma rotina com horário regular para ir dormir, associando a cama somente ao sono, mantendo o ambiente sempre silencioso e escuro, evitando realizar outras atividades no quarto (como ver filme, comer e ler). Também é indicado não ingerir álcool nem praticar atividade física à noite. Tudo isso vai te garantir uma boa noite de sono!




Fontes:

MINHA VIDA. Dormir pouco aumenta o risco de derrames e ataques cardíacos. Disponível em http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12928-dormir-pouco-aumenta-riscos-de-derrames-e-ataques-cardiacos. Visto em 28 abr 2014.
NEVES, Lívia. Revista Shape. Como a falta de sono pode prejudicar a saúde. Disponível em http://revistashape.uol.com.br/shape/saude-e-bem-estar/como-a-falta-de-sono-pode-prejudicar-a-saude/. Visto em 28 abr 2014.
RUPRETCH, Teo. 9 Razões para não se privar de dormir. Disponível em http://saude.abril.com.br/edicoes/0331/medicina/9-razoes-nao-se-privar-dormir-612000.shtml?pag=3. Visto em 28 abr 2014.
TERRA. Da obesidade ao AVC (...). Disponível em http://saude.terra.com.br/bem-estar/de-obesidade-a-avc-conheca-oito-efeitos-colaterais-por-dormir-pouco,c9e992793405d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Visto em 28 abr 2014.

3 comentários:

  1. Dormir é importante! Valeu as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mulher .
    Conferindo esta matéria sobre os 11 prejuízos que a falta de sono traz à saúde e eu sei exatamente o que é isso, e sei exatamente o que isso significa, hoje estou com muito sono,pois não dormi ainda e tenho que ir trabalhar as 14:00
    horas, não sei como vou conseguir resistir,mas estou acordada há bastante tempo, estar me fazendo muito mal.
    Caramba são muitos danos que acontecem se ficar sem dormir.
    Como só estou acordada apenas hoje,pois voltei a trabalhar ontem,e lógico que logo porei estas horas em dia é só uma questão de tempo. Deixando um abraço.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas mesmo.Fica a minha também http://insonia-durmabem.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.