Conheça os métodos de treino de força: Isotônico, isométrico, isocinético e pliométrico

Método isotônico

   Este método consiste em manter a mesma tensão muscular durante toda a execução, mas de forma dinâmica, utilizando carga de 90 a 100 % do máximo. 

   Este é um dos melhores métodos para hipertrofia muscular, feitos normalmente com cargas em aparelhos específicos ou pesos livres.


Método isométrico

   O método isométrico consiste um sustentar uma determinada carga por um período, mantendo ele parado por um curto período de tempo, normalmente de 5 a 10 segundos, com intervalos de 1 a 3 minutos entre cada tensão.

   Este método é utilizado para o desenvolvimento de força muscular e para sanar deficiências desta em alguns ângulos de determinada articulação.

   O método isométrico deve ser usado como complemento em um treino, já que quando é utilizado apenas ele não há desenvolvimento eficiente na força muscular.

Método isocinético

   O método isocinético serve para melhorar a força e a resistência muscular. Os exercícios isocinéticos consistem em manter a mesma velocidade durante a execução do exercício, realizando esforços musculares máximos em cada ângulo de movimento.
   
   Neste método não é necessário utilizar pesos.

    Normalmente se utiliza-se em séries de 6 a 20 repetições para cada grupo muscular.

Método pliométrico

   O método pliométrico tem como objetivo aumentar a potência muscular. Sua execução consiste na realização de exercícios em que a musculatura é alongada rapidamente produzindo através do reflexo miotático (ou reflexo de estiramento) um trabalho concêntrico maior. 

   A força é aplicada no músculo de forma a distender rapidamente o músculo imediatamente antes da fase de encurtamento.

   Se você não entendeu, veja alguns exemplos de exercícios pliométricos: exercícios de salto vertical, saltos múltiplos, saltos repetitivos no mesmo lugar, saltos em profundidade ou descida a partir de uma altura de aproximadamente 1 metro, saltos com uma única perna ou com ambas as pernas.



Fonte:

MORAIS, Rodrigo. MEDEIROS, Rodrigo Russo. LIBERALI, Rafaela. Eficácia da suplementação de proteínas no treinamento de força. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN 1891-9927versão eletrônica. Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício.

Um comentário:

  1. Interessante. Vejo às vezes algumas mulheres colocando no instagram que vão fazer exercícios pliométtricos e não sabia o que era

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.