Aumente a vida útil do seu tênis

   Independente da atividade física que você pratica, o seu tênis sofre danos que podem ser diminuídos com certos cuidados. Separamos algumas dicas para você aumentar a durabilidade do seu tênis:


1- Use o tênis apenas para a atividade física para a qual ele foi destinado.


   Alguns tênis, como os de corrida, possuem sistemas que são úteis apenas durante a atividade física. Utiliza-lo para momentos de lazer fará com que o desgaste do amortecimento, por exemplo, seja maior, diminuindo a sua vida útil.


2- Deve-se lavar o tênis após usa-lo?

   Não é necessário lavar o tênis sempre depois que usa-lo. Quando estiver levemente sujo, pode-se higienizar a parte externa com um pano úmido apenas. A sola e a palmilha podem ser lavadas com uma escova, água e sabão neutro. Se a palmilha for removível, lave-a separadamente. Os cadarços também devem ser limpos da mesma forma, separadamente do tênis. 

   Lave o tênis apenas quando necessário, pois esfregar, molhar, secar e torcer acelera a deterioração da parte externa.


3- Posso deixar meu tênis ao sol para tirar o cheiro?

   Não deixe seu tênis no sol, pois isto desgasta o material, diminui a longevidade do solado (aparecimento de fissuras) e pode deformar o material. Use talcos especiais para tirar o cheiro do tênis, deixando-o em local arejado na sombra.

4- Tirar os tênis sem abrir os cadarços.

   Muitas pessoas mantém o hábito de colocar e tirar o tênis sem abrir os cadarços, mas tenha a certeza de nunca fazer isto, pois vai "esgaçando" a parte que prende o cadarço a cada puxada.

5- Cuidados na hora de guardar.

   Na hora de guardar, evite as áreas muito frias, pois elas favorecem a formação de mofo. Evite também as muito quentes, pois altas temperaturas podem acarretar em descolamentos. Espaços frescos e arejados são ideais.

6- Me exercitei na chuva e molhei os tênis! E agora?

   Se você se aventurou a praticar esportes ao ar livre em dias úmidos ou chuvosos, certamente os seus tênis sofreram com isto! Para reduzir os danos, limpe-os com um pano úmido e deixe-os perto de uma fonte de calor para secar - mas nunca os coloque dentro da secadora, pois o calor da máquina é excessivo para os tênis.

7- Tenha dois pares!

   Se você usa os seus tênis para praticar o mesmo esporte todos os dias, é aconselhável que você tenha pelo menos dois pares. Desta maneira, você pode alternar entre um e outro e aumentar a vida útil dos dois! Assim, você sempre terá outra opção caso algum dos pares molhe ou ocorra algum acidente e descole alguma parte.


8- Quando chega a hora de trocar?

   Tomando os devidos cuidados, a vida útil do seu tênis aumenta muito, mas, eventualmente, a hora de troca-lo por um novo irá chegar. Essa hora chega não apenas pela aparência, mas também pelo desgaste do amortecimento, da sola, aparecimento de fissuras e deformações. Qualquer um destes problemas indica que é hora de comprar um par novo.

   Usar um tênis com o sistema de amortecimento danificado pode causar dores nas articulações e favorecer o aparecimento de lesões.



Fontes:

MINHA VIDA. Faça seus tênis durarem mais. Disponível em http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/4971-faca-seus-tenis-durarem-mais. Visto em 30 abr 2014.

REVISTA SHAPE. Dicas para que seu tênis dure mais. Disponível em http://revistashape.uol.com.br/shape/fitness-shape/dicas-para-que-o-seu-tenis-dure-mais/. Visto em 30 abr 2014.

2 comentários:

  1. Nossa, adorei! Vcs pensam em tudo que possa nos trazer mais conforto e bem estar, obrigada <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.