7 Perguntas e Respostas sobre o Chá Verde

1- Como o chá verde deve ser preparado?

O chá verde é preparado a partir brotos e folhas, basta colocar água para ferver e assim que começar a borbulhar, apagar o fogo e acrescentar a erva ou o saquinho, deixando me infusão por três minutos. 


2- O que é mais eficiente, chá de saquinho ou em folhas?

Fazer o chá diretamente com a erva é mais eficiente, pois nesse processo, todas as propriedades das folhas da erva passam para a água. Quando o chá é feito com o saquinho industrializado, parte das propriedades se perdem, porque ele é feito com mistura com o caule da planta, com menos nutrientes.

3- Qual é a melhor hora do dia para tomar o chá verde?

Evite tomar após as refeições: A cafeína presente no chá verde prejudica a absorção de ferro e Vitamina C pelo organismo, por isso, espere pelo menos 1 hora após as refeições para tomar o chá.
Evite tomar antes de dormir: Por possuir cafeína, o chá verde pode atrapalhar o sono. 

4- Como acabar com o gosto amargo?

Se você acha o gosto do chá verde muito amargo, pode misturar ele com outros ingredientes, como por exemplo:
- mel para dar um gosto mais adocicado;
- bata o chá com frutas (morango, mação, laranja, uva...);
- adicione ervas mais suaves (hortelã e capim cidreira) na hora da infusão.

5- Chá verde deve ser evitado em alguma situação?

Tomar chá verde não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas, pois pode interagir com alguns remédios ingeridos por esse grupo de pessoas. Pessoas que tem sensibilidade à cafeína também deve evitar o chá.

6 - Quais são os benefícios do chá verde?

Acelera o metabolismo: O chá verde possui boas quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a cafeína, que aumentam o gasto de calórico pelo organismo, pois possuem propriedades que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras.

Auxilia no tratamento da obesidade

Protege o coração: o chá verde dimiui as chances da formação de coágulos nas artérias, graças aos flavonoides que carrega, sendo que eles também mantêm as artérias mais flexíveis, suavizando os impactos das constantes mudanças da pressão arterial.

Bebida anti-envelhecimento: O chá verde impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células. 

Reduz o colesterol ruim: pessoas que tomam chá verde têm mais chances de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue, o LDL, se comparadas as pessoas que não consomem a bebida. 

Fortalece o sistema imunológico: por conter polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico, melhora o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

Protege contra o câncer: além da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células aconteça de maneira desregular, o chá verde é rico em bioflavonoides. Essas duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Afasta a depressão: pessoas que tomam chá verde com frequência estão 44% menos propensas a ter depressão. Essa propriedade está ligada ao aminoácido chamado theanina, encontrado no chá verde e que tem efeito tranquilizante.

7- Quanto chá verde devo tomar por dia para ter os seus benefícios?

De 3 a 5 xícaras por dia são suficientes para obter todos os benefícios do chá verde, sendo importante toma-lo todos os dias.

Fontes: 

FREITAS,  Heloisa Cristina Piccinato de. NAVARRO, Francisco. O chá verde induz o emagrecimento  e auxilia no tratamento da obesidade e suas comorbidades. Revista brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. INNS 1981-9919 versão eletrônica. 

MENEZES, Fernando. Conheça 12 verdades sobre o chá verde. Disponível em http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14267-conheca-12-verdades-sobre-o-cha-verde. Visto em 15 abr 2014.

Um comentário:

  1. Adorei saber que o chazinho que eu amo e tomo todo dia faz tão bem!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.